Medidas excecionais para quem fica em casa a cuidar dos pais e avós

mulher a dar apoio a idosos

Por Ofertas de Emprego em Leis 28-03-2020


O Governo aprovou esta quinta-feira, 26/03/2020, um novo conjunto medidas excecionais e temporárias de forma a auxiliar e proteger as famílias. São medidas especiais, para estes novos tempos em que necessitamos de nos adequar às necessidades sociais e à realidade que vivemos, em plena pandemia.

Neste novo decreto de lei, pode ler-se que o governo aprovou o alargamento temporário da justificação de faltas, que reforça as medidas já tomadas, para quem tiver que ficar em casa para cuidar dos seus ascendentes em linha reta.

Mas atenção, estas medidas só se aplicam aos trabalhadores que tenham a ser encargo familiares, que frequentem lares ou centros de dia que tenham encerrado ou que tenham a actividade suspensa.

O mesmo acontece com os pais que tenham que ficar em casa para estar com os filhos em casa, as faltas neste caso, também vão ser justificadas. E só os pais com filhos em creches, vão beneficiar de um apoio monetário de 66% do seu ordenado-base, durante as férias.

Pode ler-se também que, as escolas e creches que ainda estavam abertas, para acolher os filhos e dependentes dos profissionais da saúde, da polícia, bombeiros, serviços públicos essenciais, ou seja, todos os profissionais que pela exigência da actividade laboral, não lhes seja permitido ficar em casa, vão continuar abertas nas férias da Páscoa.