Empresas podem recusar contratar fumadores?

Cigarro

Por em Leis


O tabaco tem sido fonte de discussão todos os anos, ora pelos impostos sobre ele aplicados ou através das constantes proibições que são impostas aos fumadores.

A verdade é que fumar hoje em dia começa a ser um ato extremamente caro, não só ao nível da carteira mas também social. Desde o ano de 2007 que é proibido fumar em qualquer espaço fechado e também a venda a menores de 18 anos.

Com tanta restrição e o tabaco cada vez mais caro, os fumadores procuram alternativas e entre elas a cura para deixar de fumar. Estima-se que só em Portugal morram mais de 12 mil pessoas por ano devido a doenças causadas pelo tabaco, entre elas as doenças cardiovasculares e o cancro dos pulmões.

Cursos de Formação com Desconto →

A verdade é que a sociedade deveria consciencializar-se que é necessário cada vez mais incentivar os fumadores a deixarem de fumar, pois apesar de em Portugal ser uma situação controlada em outros países é inibidora de emprego.

Os patrões têm direito a recusar um candidato fumador?

De facto não o podem fazer ou pelo menos não podem desculpar-se com essa situação, é discriminatório e é proibido por lei. Por outro lado acreditamos que em Portugal ainda não exista muito essa intenção por parte do patronato, uma vez que o colaborador pode aproveitar os intervalos para fumar num espaço exterior da empresa.

Mas as preocupações não se estendem apenas ao ato de fumar junto dos outros que não fumam, mas também ao cheiro incomodativo do hálito e das suas roupas.

No estrangeiro algumas empresas olham para esta questão de forma bastante mais preocupante, e tentam ajudar os seus colaboradores a serem mais saudáveis. Existem casos em que os fumadores são penalizados internamente, e outros em que os valores dos seguros de trabalho são oferecidos no caso de deixar de fumar.

Apesar da União Europeia permitir que os Estados membros possam aplicar estas leis, e em alguns países existirem tais restrições, em Portugal até ao momento não há qualquer impeditivo. Isso não quer dizer que um ou outro emprego publicado na Internet não possa conter essas informações de forma ilegal, por isso tome atenção e denuncie ao próprio website se for possível.

Tudo parte de princípios e respeito uns pelos outros e da forma como podemos trabalhar em equipa sem que possamos colocar em causa a saúde uns dos outros. E no seu local de trabalho? É respeitado por ser ou não fumador? E respeita os outros?

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.