COVID-19 – 4 estratégias se estás em casa

mulher contente em casa a trabalhar ao computador

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 18-03-2020


Esta pandemia de COVID-19 veio abalar a sociedade e alterar os nossos hábitos do dia-a-dia, está presente no mundo inteiro e de forma a travar a situação temos que ficar em casa. O isolamento não é fácil, mas é extremamente necessário nesta fase, e vai desde o norte ao sul. Para quem pode trabalhar em casa, a rotina muda mas continuam a trabalhar. E quem está em casa por prevenção sem poder trabalhar?

Deixamos aqui algumas formas para poderes ser mais produtivo em casa, ocupando a mente e quem sabe aprender umas coisas.

1. Cursos online gratuitos – novas competências

Tendo em conta que ainda não sabemos quanto tempo este isolamento será necessário, o melhor mesmo é aproveitar ao máximo, e porque não um curso gratuito? Essencial é organizar o dia como organizamos o nosso dia no emprego: podemos começar o dia a escolher o melhor curso e passar as manhãs focados no mesmo, deixando a tarde para ler ou ver uns filmes em família. A organização é essencial! Só assim conseguimos ser mais produtivos nesta altura que tudo parece mais negro.
Estas novas competências podem também vir a ser uma mais-valia com as mudanças que se avizinham no mundo laboral.

Cursos vindos dos Estados Unidos:

mulher a estudar com computador

Nos Estados Unidos as principais universidades, as mais bem colocadas num ranking mundial, têm vários cursos online e gratuitos. Falamos de Harvard, Yale, Dartmouth, Princeton, Brown, Columbia e Pennsylvania. Os cursos variam entre as ciências e as artes.
As categorias:
Informática;
– Humanidades;
– Artes e Design;
– Ciência;
– Ciências Sociais;
– Medicina;
– Engenharias;
– Matemáticas;
– Educação;
– Desenvolvimento pessoal.

Podes encontrar estes cursos nas plataformas, Coursera ou edX.

2. Fazer pausas nas redes sociais

redes sociais e telémovel

O que parece estar na espalhar-se mais que o próprio vírus são as notícias negativas, fake news e muita teoria da conspiração. O bom das redes sociais é termos acesso fácil à informação, no entanto estamos a ver, mais que nunca, que passar os dias colados às redes sociais pode desencadear um conjunto de sentimentos negativos, de desespero e desânimo que nesta altura temos que evitar ao máximo.
Nunca antes demos tanta importância à nossa saúde mental ao mesmo tempo que pensamos na saúde do corpo.

3. Fazer treinos em casa

mulher a fazer exercicio com criança

E porque estar em casa não é desculpa para descuidar do corpo, temos que arranjar formas de continuar a cuidar de nós. Com os ginásios fechados por todo o país, devido à pandemia de COVID-19, podemos virar a nossa atenção para algumas app de treino.

E há para todos os gostos, as que sugerimos podem ser instaladas em Android e IOS.

– A Nike Training Club tem mais de 100 exercícios grátis e podes escolher a intensidade, tem também exercícios de yoga.

Endomondo uma app considerada umas das melhores, praticamente toda grátis. Podes até gravar vídeos e desafiar os teus amigos.

FitNotes é talvez a melhor para quem já tem rotinas de treino e não quer parar. Dá para organizar os teus dados e personalizar um treino à tua medida.

4. Fazer coisas que te entretenham

duas pessoas a jogar numa consola

E agora vem a parte mais divertida, mesmo que passes o dia a trabalhar em casa é imprescindível ter tempo de lazer, seja em família ou sozinho. Para isso guarda umas horas do teu dia para dedicares ao que mais gostas, se forem filmes ou séries, aproveita e vê o que tinhas na lista mas nunca tinhas tempo. E que tal uns documentários? Ou ler uns livros?
Dedicar um pouco do nosso tempo ao que nos traz satisfação vai ser das melhores formas de nos sentirmos bem e aliviar o stress.