Impeça a sua Carta de Motivação de ir para o lixo

Escrever carta

Por em Carta de Apresentação


Em muitos anúncios de emprego é pedido aos candidatos que juntamente com o seu currículo, enviem também uma Carta de Motivação.

Essa carta é o ponto de partida para o recrutador decidir se quer ou não ler o seu currículo, e caso você desiluda nas palavras a sua carta e CV serão despejados no lixo. Para que isso não aconteça a sua carta de motivação deve captar a atenção, gerar interesse e inspirar uma ação no recrutador, que mais não seja a de ler o seu currículo e ficar a saber mais sobre si.

Se você utiliza temas pré-feitos ou modelos de cartas de motivação sem adicionar o seu cunho pessoal, as suas hipóteses diminuem bastante. Pode criar uma carta com base em modelos, sim, mas sempre com palavras e frases construídas por si.

Cursos de Formação com Desconto →

Uma carta de motivação eficaz não fala sobre si

A maioria das cartas de motivação fala sobre o candidato reiterando o que está no seu currículo. É como se o candidato dissesse ao recrutador que ele é preguiçoso, e que leia apenas a carta de motivação e esqueça o resto.

Uma carta de motivação eficaz não deve falar sobre si, mas sim procurar perceber o que a empresa necessita e mostrar que as suas competências, experiência e conhecimento conseguem preencher os requisitos exigidos.

Você tem que ser a solução para resolver um ou vários problemas que a empresa precisa de solucionar, caso contrário você é apenas mais um. Foque a sua carta de motivação naquilo que você pode oferecer em vez do seu perfil.

Leia o anúncio de emprego

Os candidatos muitas vezes não prestam a devida atenção à descrição dos anúncios, focando-se apenas no título. Leia com atenção e repetidamente a descrição do mesmo.

Nas entrelinhas procure descortinar eventuais necessidades que precisam de ser colmatas e que você pode resolver.

Destaque as palavras-chave do anúncio

Qualquer que seja o anúncio de emprego na sua descrição existem palavras-chave que identificam competências e os requisitos exigidos. Sublinhe ou destaque com um marcador essas palavras e adicione-as na sua carta de motivação.

Se fizer a sua candidatura na Internet, essas palavras serão extremamente úteis na identificação da sua carta nos sistemas de recrutamento que as empresas utilizam.

Prometa resultados e peça uma entrevista

Se você é uma pessoa experiente e com resultados comprováveis, prometa conseguir os mesmos ou ainda melhores resultados na sua carta de motivação. Ao mesmo tempo peça delicadamente uma entrevista para que possa aprofundar essa e outras questões que seguramente interessarão à empresa.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.