Emails que não deve enviar no emprego

Escrever no teclado do computador

Por em Aconselhamento


Muitos profissionais em Portugal têm computador com acesso à Internet, podendo provocar um certo deslumbramento em alguns deles que acabam por fazer o que não devem.

Se temos essa ferramenta de trabalho devemos ter consciência que é para uso profissional, e não podemos confundir colegas de trabalho e até o patrão, com amigos ou familiares. São inúmeros os casos de despedimento e processos disciplinares pelo uso indevido da Internet no trabalho, mas também existem casos em que a própria empresa se prejudica a si própria por alguém ter utilizado indevidamente a mesma, bloqueando por completo a Internet nos postos de trabalho.

Cursos de Formação com Desconto →

Hoje uma empresa que queira ser competitiva não pode abdicar da Internet, e deve ter bem explicitas as suas regras de conduta. Com o mercado nacional em alguns casos estagnado e com inúmeras oportunidades no estrangeiro, a Internet assume-se com uma ferramenta indispensável para qualquer empresa, seja de que ramo for.

Se quer ter uma vida profissional respeitada e incólume, não cometa o erro de enviar estes emails.

Seu Patrão

Não discuta pontos de vista diferentes com o seu patrão por email. Conversas sobre aspetos técnicos e relacionados com o trabalho devem ser feitos presencialmente.

Humor

Nem todas as pessoas têm sentido de humor e aquilo que você considera engraçado poderá ser ofensivo para outra pessoa. Evite enviar emails de humor para colegas de trabalho ou mesmo para o patrão, além de estar fora de moda vai coloca-lo numa situação incómoda.

Colegas de trabalho

Numa equipa de trabalho nunca gostamos uns dos outros da mesma forma, e não nos relacionamos com todos de igual modo. Evite enviar emails que não estejam relacionados com o trabalho de ambos, porque apesar de você se relacionar bem com uma pessoa, ela poderá enviar o seu email para outra que você gosta menos com o seu nome metido pelo meio.

Relacionamentos

Emails de relacionamentos no local de trabalho é outro grande erro que devemos tentar evitar. Existem horas para tudo e o local de trabalho não é certamente o local indicado para relacionamentos. Por sua vez o seu computador poderá estar a ser monitorizado através da rede interna da empresa ou pelo histórico do seu computador, portanto evite expor a sua vida sentimental num local estritamente profissional.

Ilegalidades

A mentira tem perna curta, como se costuma dizer, e tentar ter algum esquema ilegal paralelamente ao seu trabalho poderá facilmente ser descoberto se você andar a enviar emails no computador da empresa. Fora do trabalho qualquer um pode fazer o que bem entender se não prejudicar a empresa para a qual trabalha, mas no emprego existem regras que é necessário cumprir.

Festas

O local de trabalho não é propriamente o local indicado para se organizar festas ou enviar fotos por email das mesmas. Tente guardar a sua folia para depois da hora de trabalho.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.