7 Sinais de uma má empresa

Homem espantado com o que vê

Por em Empresas


Empresas más existem em toda a parte, mas conseguir saber isso sem viver a experiência torna-se complicado. Muitos desempregados são ‘forçados’ pelas circunstâncias difíceis em que vivem a aceitar empregos em empresas duvidosas, acabando por viver autênticos pesadelos.

Não é numa entrevista que se consegue ver se uma empresa é boa ou má, mas é possível tirar algumas ilações através de alguns sinais. Para ter a certeza só mesmo conhecendo por dentro, mas isso pode ser um risco em alguns casos.

Cada cabeça sua sentença, e cada trabalhador tem a sua opinião sobre a qualidade da empresa onde trabalha. Um pode considerar a empresa onde trabalha boa, e outro que viveu outras experiências achar que é má. Também se pode dar o caso de haver conflitos entre o patronato e alguns trabalhadores, o que leva a que estes últimos sejam mais prejudicados e se sintam injustiçados.

Cursos de Formação com Desconto →

É preciso ter uma visão global e independente para conseguir opinar se a empresa é boa ou má, e selecionar critérios específicos a serem analisados. Podem ser colocados em cima da mesa vários fatores como a remuneração, condições de trabalho, condições de segurança, horários, tratamento dos colaboradores, ambiente de trabalho, pagamentos, etc.

Uma má empresa afeta psicologicamente o trabalhador

Trabalhar numa empresa que tem um ambiente péssimo não só é mau para a auto-estima, como acaba por afetar negativamente a vida familiar. Mesmo que a empresa cumpra com as suas outras obrigações, se está constantemente a infligir ataques psicológicos naturalmente que não pode ser considerada uma boa empresa.

Isto está a acontecer com alguma regularidade em Portugal e em empresas com grande peso na economia nacional. Não é algo que devesse acontecer e que devia ser inspecionado pelas autoridades competentes com mais regularidade.

Então como podemos analisar se uma empresa é boa ou má sem viver primeiro a experiência?

Indicamos 7 sinais que podem indiciar que se trata de uma má empresa.

A comunicação da empresa é pouco profissional e até desrespeitosa

Num recrutamento uma boa comunicação entre ambas as partes é fundamental para que se chegue a bom porto. Se a empresa o(a) trata sem o mínimo respeito, não lhe atende o telefone, não lhe responde aos e-mails ou cancela a entrevista sem lhe dar uma justificação, parta para outra.

A empresa procura alguém que seja pau para toda a obra

É comum hoje em dia ver anúncios de emprego que na descrição são tão exaustivos e requerem tantos requisitos que nem com super poderes alguém seria capaz de cumprir.

Quando uma empresa procura alguém assim só pode estar a pensar em explorar o trabalhador. Afaste-se deste tipo de empresas.

A equipa de recrutamento desconfia de si

Antes de uma entrevista a empresa que está a recrutar faz uma pesquisa sobre os candidatos e tenta obter o máximo de informação possível sobre eles. Se existe uma notável falta de confiança em si, é natural que isso possa ser transportado para a vivência normal de trabalho, e se há coisa que pode arruinar um bom ambiente de trabalho é sem dúvida a confiança que temos uns pelos outros.

O ambiente de trabalho transparece pouca harmonia

Durante a entrevista esteja atento a pormenores que acontecem paralelamente na empresa, como a comunicação entre colaboradores, se o ambiente é descontraído, se sorriem, etc.

Se a entrevista decorrer numa zona sem acesso direto ao posto de trabalho, e caso esteja a correr dentro do previsto, procure perguntar se é possível conhecer o local e as pessoas com quem poderá vir a trabalhar.

É importante saber como é o ambiente de trabalho dentro da empresa, porque será ali que você irá passar grande parte do seu tempo.

A empresa tem má reputação

As empresas pesquisam informações sobre os candidatos antes das entrevistas, mas os candidatos também devem pesquisar informações sobre as empresas. Com a ajuda da Internet é fácil obter qualquer informação, e as más notícias espalham-se com facilidade.

Você tem um pressentimento que não se irá dar bem com o chefe ou colegas

Todos nós temos pressentimentos e fazemos constantemente análises sobre outras pessoas e as suas atitudes. Se você já conhece alguém com quem irá trabalhar, ou conversou com essa pessoa durante a entrevista e não gostou, pode ser um mau pronuncio para o que aí vem.

Querem contratá-lo(a) imediatamente, sem qualquer entrevista ou prova de referências

Já o velho ditado dizia que “Quando a esmola é muita, até o cego desconfia”.

Em empregos de Verão acontece com frequência uma empresa querer recrutar alguém temporariamente e sem qualquer tipo de experiência, mas por norma, as empresas são muito perspicazes nas análises que fazem aos candidatos.

Desconfie sempre de uma empresa que lhe oferece tudo de mão beijada e um salário elevado. Se desconfiar que se trata de alguma fraude comunique a situação às entidades policiais.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.