Como separar o trabalho da vida familiar?

Família

Por em Aconselhamento


Apesar de podermos ter uma vida profissional boa e um trabalho que gostamos, sem nos apercebermos misturamos isso regularmente com a vida familiar.

Saber separar as águas é fundamental para uma vida equilibrada e também mais saudável, mas não é toda a gente que consegue fazer essa separação.

Não devemos levar para o trabalho os nossos problemas familiares e em sentido contrário não devemos levar para casa as frustrações e insucessos no trabalho. Essa mistura explosiva reflete-se no nosso bem-estar e ao nível emocional, dificultando o nosso descanso e recuperação para os dias seguintes de trabalho.

Cursos de Formação com Desconto →

Trabalha em casa?

Trabalhar a partir de casa tem as suas vantagens, como por exemplo não ter que depender de um patrão, não ter que aturar colegas de trabalho mal humorados, não ter que conviver diariamente com o stress natural de uma empresa e ter à sua disposição um frigorífico quando precisa. Mas nem tudo são rosas, este tipo de trabalho é muito comum nos dias de hoje mas também é muito desgastante psicologicamente, e dificulta muito a separação do trabalho da vida familiar. Existem muitas técnicas para tentar separar as águas mas depende essencialmente da vontade de cada um e do seu comprometimento. Eis algumas dicas:

  • Vista-se como se fosse sair para trabalhar;
  • Não trabalhe no sofá;
  • Crie um escritório ou zona de trabalho fechada em sua casa ou então alugue um escritório fora de casa (preferencial);
  • Imponha horários a si mesmo.

Deixar o trabalho onde ele pertence

Se trabalha fora de casa sabemos o quanto é difícil não trazer para casa assuntos relacionados com trabalho, ainda para mais se alguma coisa não correu bem. É importante perceber que não faz bem a si nem à sua família falarem dessas questões em casa, e portanto se for mesmo impossível evitar tente ao menos estipular uma hora por dia para esses assuntos e não mais do que isso. Também é importante ter outras atividades paralelas como desporto ou voluntariado uma vez que ajudam a esquecer momentaneamente o trabalho e ajudam também a relaxar.

Seja inteligente com a tecnologia

Se você tem acesso às ferramentas de trabalho fora da empresa é importante saber gerir esses acessos para não dar por si a fazer trabalho fora de horas. Deve existir tempo para tudo, e o seu tempo de descanso e familiar deve ser preservado. Se puder afaste-se do computador ou desligue o telemóvel, mas não abdique da sua estabilidade familiar em prol do stress do emprego.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.