Como lidar com um relacionamento amoroso no trabalho

Casal de namorados

Por em Aconselhamento


O amor está em todo a parte e pode brotar também no seu local de trabalho.

Apesar de pouco frequente, a verdade é que um relacionamento no trabalho pode trazer dissabores se não for bem gerido por parte dos intervenientes. O despedimento é sempre uma porta que se abre quando há excessos, por isso é fundamental tomar as devidas precauções.

Se não quer perder o emprego ou ter que se despedir, é fundamental que mantenha a sua relação estritamente profissional no local de trabalho, e se considerarem juntos que um deve abandonar a empresa, o mesmo deverá começar logo a procura de um novo emprego.

Cursos de Formação com Desconto →

Verifique as políticas da empresa

Seja uma grande ou pequena empresa, existe sempre um histórico de relacionamentos no passado e como estes foram coabitando com a vida profissional da empresa. Tente saber com mais pormenor como é que esses casos foram resolvidos ou o que acontece no caso de haver relacionamentos dentro da sua empresa.

Mantenha o decoro e profissionalismo

Num relacionamento dentro da mesma empresa é fundamental que isso não afete de maneira alguma o seu rendimento enquanto profissional. Se a sua cara-metade coabita no mesmo escritório, então a fasquia encontra-se muito elevada, podendo ser necessário que um dos dois saia da empresa.

Evite namorar alguém em posição superior ou inferior

A hierarquia existe e sempre existirá, e no caso de um romance entre dois colaboradores de níveis diferentes a mesma poderá surtir efeitos devastadores. Aumentos de salário, prémios, vingança, despedimento são tudo situações que podem decorrer de uma relação instável e de curta duração.

Guarde o romance para depois do trabalho

Evite gestos ou ações de carinho no local de trabalho. Por mais pequenos que sejam vão causar mau ambiente e todos irão falar do assunto. Evite expor o seu relacionamento, guarde esses gestos para depois da hora de trabalho.

Guarde as discussões e rancores para depois do trabalho

Sabemos que é complicado gerir as emoções quando se trata de um desentendimento ou discussão entre um casal, e ainda mais se a cara-metade coabitar na mesma empresa ou escritório. Tente a todo o custo esfriar a sua cabeça e guardar esses desaguisados para depois da hora de trabalho.

Prepare-se para o pior

Um relacionamento num local de trabalho é extremamente difícil de esconder, e se as coisas correrem mal é necessário estar preparado para tudo. Tenha consciência no início da relação que tudo pode acabar mal e que é necessário precaver qualquer situação inesperada. Tenha também em mente que poderá ter que sair da empresa a qualquer momento.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.