Coloque o LinkedIn a ajudá-lo(a) na procura de emprego

Pasta LinkedIn

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 14-08-2015


O LinkedIn é a maior rede social do mundo para profissionais e todos eles são unânimes em reconhecer que esta rede social é a melhor em todos os aspectos profissionais.

Se você não está no LinkedIn poderá estar a perder oportunidades de emprego, mesmo tendo apenas um perfil criado. O LinkedIn tem a particularidade de atrair empresas e outros profissionais a visualizar os perfis uns dos outros diariamente, e muitos deles procuram diretamente pessoas para ocuparem vagas nas suas empresas.

Cursos de Formação com Desconto →

O LinkedIn funciona assim como uma peça magnética gigante que capta profissionais e empresas e disponibiliza os perfis uns dos outros mesmo sem você fazer nada. Para isso tem de optimizar bem o seu perfil com as nossas dicas.

Configure o seu endereço pessoal

Quando você cria uma conta do LinkedIn ele permite criar um endereço próprio para o seu perfil. Caso já tenha conta basta fazer “Editar Perfil” e depois por baixo da sua foto poderá editar esse mesmo endereço.

Coloque o seu primeiro e último nome sem espaços e depois outras variações do seu nome separadas com “-“, assim o seu perfil poderá surgir mais vezes no topo das pesquisas do próprio LinkedIn mas também em outros motores de pesquisa como o Google.

Resumo

O Resumo é essencial para descrever quem você é em termos profissionais mas também para ajudar o seu perfil a crescer. Escreva um texto entre 100 a 300 palavras que identifique bem as suas competências, experiência e realizações. Este texto dará mais informação aos motores de pesquisa de quem você é e quais as palavras-chave para as quais você quer estar referenciado.

Experiência

O LinkedIn é o seu currículo online gratuito e mais poderoso que qualquer outro. Aproveite todas as oportunidades para dar mais informação ao LinkedIn que este tratará de as divulgar na rede junto de outros profissionais.

Competências e especialidades

Esta secção é uma ótima forma de mostrar às empresas de forma clara e simples quais as palavras-chave que identificam o seu perfil. Peça às suas ligações para o recomendarem nessas palavras-chave ou em outras que considere também importantes e que não estão listadas.

Peça recomendações

As recomendações são extremamente importantes no LinkedIn pois funcionam como referências importantes sobre quem você é enquanto profissional. Você pode ter o melhor perfil do mundo mas isso não faz de si o melhor profissional do mundo, é preciso ver para crer e as recomendações mostram um pouco disso às empresas.

Insira o seu Website ou Blog

Mostrar trabalho feito é essencial para captar a atenção das empresas. Se você tem experiência numa área, mostre trabalhos que fez ou tem feito na Internet através de um website ou blog.

Se não tem um blog comece por aprender os conceitos básicos de instalação e configuração do WordPress através das nossas indicações. Assim poderá criar um blog rapidamente e com um custo reduzido.

Insira no seu perfil essas referências (websites, portfolio, blog) para que as empresas e outros profissionais possam ver os seus trabalhos.

Ligue-se a cada vez mais pessoas

É importante ter uma rede de contatos razoável, ou seja, nem muito grande nem muito pequena mas sobretudo com qualidade. Escolha as pessoas com critério e com base na sua área de atuação, só assim vai conseguir atingir um perfil de LinkedIn campeão.