Acha-se demasiado velho para o mercado de trabalho?

Homem pensativo

Por em Aconselhamento


Infelizmente a idade é um fator determinante para encontrar emprego, mas isso não quer dizer que você esteja velho para trabalhar.

Enquanto caminhamos para uma idade mais avançada devemos ter consciência que as hipóteses de conseguir um emprego diminuem com o passar do tempo.

As empresas preferem apostar em jovens com talento oferecendo um salário mais baixo pela sua inexperiência, do que alguém a alguém com idade e experiência mas que exige outro tipo de condições salariais.

Nos últimos anos muitos trabalhadores viveram a má experiência de serem despedidos após 10, 15, 20, 30 e mais anos de casa, e muitos deles com familiares como colegas de trabalho. Nunca imaginaram ficar numa situação de desemprego e não se precaveram com a aquisição de novas competências e conhecimentos.

Cursos de Formação com Desconto →

Hoje a economia global movimenta-se a um ritmo alucinante, nenhuma empresa arrisca dizer que o seu negócio vai durar 5, 10 ou mais anos. Não existe mais a confiança e a segurança no emprego de outros tempos, e as empresas que não se prepararam convenientemente para esta nova era farão os seus trabalhadores pagar por isso.

Ninguém está velho para trabalhar a não ser que sinta que não tem condições para isso. Muitos profissionais seniores resignam-se com a sua idade e sentem mais dificuldades em motivar-se para encontrar emprego, e isso possibilita que outras pessoas mais jovens tenham mais oportunidades.

O emprego jovem também não está no seu auge, muito pelo contrário, mas continua a haver mais abertura das empresas para contratar jovens.

Lá fora as empresas estão mais conscientes do valor acrescido que uma pessoa com alguma idade pode trazer para a sua organização. A idade transpira saber, experiência, sabedoria, ética e sensatez, algo que grande parte das empresas em Portugal ignora e que devia prestar mais atenção.

Seguem 5 dicas para conseguir provar a si mesmo que é capaz de ultrapassar o preconceito generalizado.

Modifique o seu CV

A primeira coisa que deve fazer é modificar o que está errado no seu CV. O seu Curriculum Vitae diz muito sobre si e a sua caminhada profissional, por isso convém estar atualizado, com termos atuais, com escrita humilde e simplificada e sem exageros.

Se você ocupou um cargo muito importante numa empresa, tente dar destaque a isso mas sem dar demasiada importância, porque o recrutador poderá achar que você precisa de um ordenado elevado.

Atualize as suas competências tecnológicas

Se você alguma vez considerou os computadores como aborrecidos ou inúteis, reconsidere. Nos dias de hoje qualquer recrutador considera uma mais-valia o conhecimento informático, algo que em pessoas com alguma idade nem sempre acontece.

Considere aprender inicialmente o básico com os seus familiares ou amigos, e quando se sentir confortável opte por se inscrever num curso para que possa aprofundar mais conhecimentos.

Crie a sua rede de contatos

Se você já tem alguma idade não terá certamente problemas de timidez. Nesse caso é altura de colocar mãos à obra e começar a criar a sua rede de contactos, também denominado por networking.

Estar a ligado ao maior número de pessoas relacionadas com a sua área profissional é fundamental para conseguir encontrar um emprego mais rapidamente. Atualmente existem ferramentas na Internet que ajudam nessa tarefa como são o caso das redes sociais (Linkedin, Facebook, etc.).

No entanto a Internet não deve impedir que você mantenha o contato com pessoas conhecidas e outras com as quais não conversa há algum tempo. Recupere essas ligações que perdeu após ter saído do seu último emprego, e mantenha-as mais próximas de si.

A experiência é o seu maior trunfo

Se algumas empresas procuram jovens inexperientes a preço de saldo, existem também aquelas que pretendem resultados e eficiência, e isso só se consegue com pessoas experientes.

Se for a uma entrevista ou estiver a rever o seu CV para enviar numa candidatura, especifique com algum detalhe os seus feitos no passado recente. As empresas querem solucionar problemas e dificuldades, por isso explique com algum detalhe como você pode trazer algo mais para a organização e como consegue resolver situações com mais eficiência.

Mantenha-se positivo(a)

Todos nós sabemos que não está fácil encontrar emprego independentemente da idade. Segundo um estudo realizado numa Universidade dos Estados Unidos, uma pessoa que tenha uma mente positiva, que tenha um plano para encontrar emprego e que esteja atualizada em informação e competências, pode reduzir substancial o tempo de inatividade profissional.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.