Networking: a forma mais eficaz de conseguir um emprego

Networking

Por em Networking


Existem várias formas de conseguir um emprego começando nas mais tradicionais e terminando na popular ‘cunha’, mas de todas elas o networking deverá ser aquela com melhores resultados a longo prazo.

Vivemos na era das redes sociais onde cada pessoa tem pelo menos uma ligação com outra na Internet. No mundo profissional a angariação dessas ligações chama-se networking.

Qual a forma mais eficaz para conseguir um emprego?

Sem dúvida que é uma pergunta pertinente e também de alguma complexidade de resposta, no entanto acreditamos que no topo dessa resposta encontra-se o networking. De facto não existem formas milagrosas e tudo se resume ao fim ao cabo ao trabalho pessoal, às competências e às qualificações.

Cursos de Formação com Desconto →

Através do networking muitos candidatos acabam por ser escolhidos muito antes de terminar a fase de recrutamento. Isto acontece porque o seu perfil estava há muito referenciado no mercado e as equipas de recrutamento mantêm uma observação atenta aos profissionais mais talentosos e carismáticos.

Mas o que é o networking?

Como foi referenciado atrás o networking é um conjunto de pessoas (referências) que estão em permanente contacto consigo, e que podem ajudá-lo a encontrar o emprego desejado ou numa nova recolocação. Essas pessoas podem apresentá-lo a outros profissionais, oferecer-lhe aconselhamento, recomendá-lo, ou estão simplesmente oferecerem-se para dialogar consigo quando necessitar.

De que forma o networking pode ajudar-me?

  • É a forma mais rápida de conseguir levar o seu CV até um gestor de uma grande empresa. Os gestores normalmente preferem entrevistar e recrutar candidatos com boas indicações;
  • É a forma mais rápida de saber da existência de novas vagas mesmo antes de elas serem públicas;
  • É uma forma segura de obter uma recolocação mais rápida no caso de despedimento ou layoff. Mantenha sempre as suas referências em contacto permanente no caso de necessitar da sua ajuda urgente.

Mas o networking não se resume apenas a receber, você também terá que participar com a sua cota parte e tentar ajudar outros a prosseguir na sua carreira. Normalmente quem ajuda outro profissional a conseguir um emprego acaba por ser altamente recompensado com o impacto que o seu perfil tem nos outros, gerando ainda mais contatos para a sua própria rede.

O networking é um processo demorado, trabalhoso, e que não tem efeitos imediatos na sua vida profissional. Quando bem feito poderá vir a dar os seus frutos a médio/longo prazo e até pode não implicar um emprego mas sim outra ajuda qualquer.

Não olhe para o networking simplesmente com intuito e com a urgência de conseguir um emprego. Não opte por este caminho se for esse o caso.

Como posso fazer crescer a minha rede com o networking?

Este é um processo longo onde muitas pessoas com quem falar ou pedir ligação não irão aceitar ajudá-lo. Você tem que conviver bem com a rejeição.

Existem muitas formas de conseguir angariar referências mas as mais populares são: falar com amigos, ir a festas, assistir a conferências profissionais, participar em feiras, frequentar cursos de formação, entre outras.

Do mesmo modo deverá manter contacto com ex-colegas de trabalho, com antigos profissionais com quem se relacionava e outras pessoas de locais que costumava frequentar com regularidade.

Seja desinibido, conhecedor do mercado, esteja atento à vida profissional e lembre-se que o networking é a forma mais eficaz mas não a mais rápida para atingir os seus objetivos profissionais.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.