5 Dicas para Mudar de Carreira

Ultrapassar barreiras

Por em Carreira


Já pensou em mudar de carreira mas não sabe como começar? Damos-lhe algumas dicas para tornar esse processo menos penoso para si.

Os dias não estão fáceis para ninguém, mas para quem está desempregado a opção de mudar de carreira é bem mais exequível do que se estivesse empregado. Utilize a sua maior disponibilidade para colocar em marcha um plano de mudança de carreira – e de vida.

O mercado de trabalho não está para conformismos nem para resignações, depende de si fazer algo para contrariar a falta de ofertas na sua área. Mesmo que tenha que enveredar por outra área profissional que goste menos, com menos estatuto ou a auferir um salário mais baixo, poderá ser mais viável para si do que estar parado, sem receber e sem trabalhar.

Cursos de Formação com Desconto →

Se precisa de ter um emprego como nunca, arrisque, forme-se, tente outras experiências, saia da sua zona de conforto.

Damos algumas dicas para dar esse passo de mudança de carreira e de vida, sem que tenha que se atirar completamente de cabeça.

Faça uma pesquisa de mercado

Antes de se atirar para uma área qualquer deverá informar-se quais as que melhor se adaptam ao seu perfil, as que têm maior oferta de emprego, as que exigem escolaridade ou formação específica que você possa frequentar rapidamente, e se na sua zona existem empresas desse setor que possam ser uma porta de entrada.

Existem zonas do país propicias ao desenvolvimento especifico de determinados negócios. Procure na sua zona quais são essas empresas, se estão a recrutar e o que necessita para conseguir entrar numa delas.

Aceite o risco

Uma mudança deve ser encarada sempre como um risco, existem coisas que irão correr bem mas outras podem correr mal. Estar consciente de que algo pode não corresponder às suas expetativas é meio caminho para a sua adaptação e integração rápida.

Aceite ter que auferir um salário mais baixo do que na sua anterior profissão, aceite um cargo de menor prestígio sem remorsos, aceite trabalhar com pessoas diferentes da sua linha de pensamento, aceite trabalhos mais sujos ou mais duros.

O mercado de trabalho hoje não permite que uma pessoa esbanje oportunidades, se precisa de um emprego como de pão para a boca aproveite – toda e qualquer tarefa é digna e não tem que menorizá-lo(a).

Ocupe o seu tempo com formação profissional

O saber não ocupa lugar e para quem procura novos desafios a instrução é fundamental. Enquanto procura emprego, aproveite para frequentar cursos de formação, financiados ou não. Além de se manter ativo(a) fisicamente e mentalmente, vai conseguir amealhar algum conhecimento que pode ser útil numa candidatura a um emprego de outra área que não a sua.

Se já encontrou lacunas no mercado de emprego da sua área de residência, procure inscrever-se em cursos de formação dessas áreas fazendo aumentar as suas possibilidades de empregabilidade.

Considere os trabalhos temporários em outras áreas

Uma das maneiras mais rápidas de adquirir experiência numa área que não a sua, é aceitar pequenas experiências em outras áreas. Os trabalhos temporários podem ser a chave para mudar de carreira, e manter-se ativo(a) mesmo que por breves período de tempo.

Ganhar experiência numa outra área pode ser decisivo para consolidar o seu perfil no mercado, e dar-lhe confiança para assumir mais responsabilidades. Se juntar a isso alguma formação dentro dessa área, você estabiliza a sua mudança de carreira e a sua vida profissional.

Seja humilde e encare qualquer oportunidade com positivismo

Existe uma primeira vez para tudo, e não é por aceitar um trabalho diferente daquele que as pessoas estavam habituadas a vê-lo(a) fazer, que irá haver menos respeito por si – antes pelo contrário.

Assumir a necessidade urgente de mudar de carreira e ao mesmo tempo do estilo de vida, é meio caminho para conseguir dar a volta por cima e superar-se. Seja positivo e convicto nas opções que tomar.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.