5 Razões pelas quais os trabalhadores não confiam nos seus líderes

Equipa segue o líder

Por Ofertas de Emprego em Direção e Patrões 01-08-2015


A liderança é posta à prova todos os dias e a qualquer momento seja no emprego ou fora dele. Quem sabe liderar sabe ser respeitado por isso é naturalmente seguido porque quem está abaixo de si.

Mandela foi exemplo de liderança dentro e fora da prisão. Sem ter ao seu dispor as tecnologias que hoje existem ele conseguiu liderar uma revolução que tentou que fosse pacífica, e mesmo depois de sair do exílio liderou o seu país à liberdade sempre respeitando e sendo respeitado por aquilo que fazia. Um líder é isto, é saber liderar e mesmo depois de tantos anos na prisão ser relembrado pela sua coragem e determinação.

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Se quer ser um bom líder tem de conseguir contornar as principais razões porque podem não confiar em si.

Falta de coragem

A falta de coragem atinge grande parte dos líderes de empresas porque não tentam impor o seu estilo e autoridade. Em vez disso tentam utilizar exemplos de outros para justificar as suas ações, tentando desviar sempre as suas culpas para outros.

Objetivos escondidos

Os trabalhadores tendem a não respeitar regras de conduta quando não existem objetivos claros na organização. Assim como num barco o mestre da embarcação é o comandante que tenta levar os tripulantes a bom porto e que assume os objetivos para os quais ali estão, também nas empresas têm de haver objetivos bem definidos como terminar uma obra, faturar mais que X este mês, completar uma encomenda num prazo apertado, etc.

Se não há objetivos e tudo se resume a monotonia corrente, alguém tem que quebrar o gelo e muitas vezes pelas piores razões.

Egocentrismo

Quando um líder pensa primeiro em si e só depois nos outros não pode estar à espera de ser respeitado. Se ele é considerado líder tem de ser ele a dar o peito às balas quando é necessário e a assumir as responsabilidades do cargo em prol daqueles que estão abaixo de si com menos responsabilidades.

Reputação negativa

Quando alguém assume a liderança com uma reputação já manchada de outra empresa, ou mesmo alguém que se viu numa situação complicada e agora não consegue livrar-se de algum ato menos próprio que teve, a única solução é deixar o cargo. Uma reputação idónea é fundamental para conseguir ter sempre uma equipa consigo, que confie em si e que o apoia nas suas decisões.

Comportamento inconsistente

Uma pessoa que lidera está sempre sob o olhar atento daqueles que o querem destituir e um pequeno passo em falso é suficiente para criar conflitos e atritos numa empresa. Um comportamento inconsistente não traz paz nem sossego a quem quer apenas fazer o seu trabalho e ser guiado com responsabilidade.