Como lidar com o comportamento inapropriado de um colega no emprego

Homem de negócios zangado

Por Ofertas de Emprego em Colegas 03-08-2015


Existem muitas formas de lidar com o comportamento dos outros, mas uma coisa é tentar resolver o problema da melhor forma e outra bem diferente é aproveitar-se disso para beneficio próprio.

Comportamentos inapropriados existem em todo o lado e são evitáveis, mas cabe a quem vê esses comportamentos tentar chamar a pessoa à razão antes de partir para outras soluções.

Aproveitar-se do comportamento impróprio de um colega para benefício próprio ou para despedir essa pessoa não é a forma mais correta e agir nestes casos. Também não é a fazer queixas ao patrão cada vez que acontece algo errado que vai conseguir chamar à razão esse colaborador. A solução passa por ter uma conversa séria com ele e em último caso falar seriamente com o seu patrão expondo através do seu ponto de vista que aquela pessoa pode ter uma má influencia em outros colaboradores ou na imagem da empresa.

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Seguir a política da empresa

Qualquer empresa deve ter uma política de conduta que deve ser seguida pelos seus colaboradores. Tem de haver conta peso e medida quando se aplicam essas regras, não é por um colaborador estar a falar do jogo de futebol de ontem à noite em vez de estar a trabalhar que deve ser punido se isso só acontece esporadicamente. Em sentido contrário se uma pessoa assedia os colegas sexualmente, então tem de haver punição severa sobre esse colaborador(a).

Quando você conhece os factos

Não adianta fazer queixas de um colaborador se não existirem provas concreta do seu comportamento. Por outro lado não deve misturar comportamentos incorrectos para consigo com outros comportamentos, são assuntos diferentes que devem ser tratados também de forma diferente.

Protegendo a integridade da empresa

Você tem todo o direito em querer proteger a imagem da empresa quando um colaborador tem comportamentos incorrectos com os clientes ou fornecedores da mesma. Nesses casos você deve interferir não só junto do colaborador como depois também junto do patrão para que no futuro casos idênticos não se repitam.

Salvaguardando o seu bem-estar e o dos outros

Algumas pessoas pensam que fazer queixa só vai agudizar o problema e acabam por desistir de o fazer. O que acontece é exactamente o contrário, essa pessoa vai ficando cada vez mais confortável e abusando cada vez mais da paciência dos outros colaboradores.

A paciência e tolerância têm limites e você ao deixar acumular tanta angústia e raiva pode deitar tudo a perder, inclusive o seu posto de trabalho.