O que pensa o seu patrão quando lhe pede um aumento

Patrão

Por em Direção e Patrões


Apesar do país estar a sofrer com o desemprego e a redução de salários, existem sempre casos mais estabilizados em que um aumento salarial é equacionado.

Apesar de imperar um certo receio em fazê-lo, a verdade é que todos os empregados pensam nisso como uma retribuição pelo seu bom trabalho nos últimos meses ou anos.

O patrão não pode ser visto como um “bicho papão”, e se você acha que é mesmo bom naquilo que faz e já merece um aumento há muito tempo, perca a vergonha e o receio e vá em busca do seu prémio.

Cursos de Formação com Desconto →

Não o deve tentar fazer num estado nervoso ou de ansiedade, isso pode transparecer falta de confiança e poderá levar o seu patrão a negar-lhe as suas intenções. Ao mesmo tempo você deverá imaginar aquilo que o seu patrão irá pensar do seu pedido e do seu perfil enquanto trabalhador.

Sabendo quais são essas questões que ele irá fazer a ele próprio, mais fácil será para si antecipar possíveis cenários e responder a alguma questão com mais certezas.

Estou com receio de perder este trabalhador?

A primeira pergunta que o seu patrão fará a ele mesmo é se é importante ou não perdê-lo a si e se será difícil encontrar alguém à sua altura para o substituir. Se efetivamente ele achar que é possível substituí-lo não olhará para trás e negará o seu pedido.

Este trabalhador merece o aumento que está a pedir?

Se passar com distinção a primeira pergunta a segunda também não será mais simples, é preciso não exagerar nos números do pedido e saber quanto você vale no mercado. Faça primeiro uma sondagem em vez de se atirar de cabeça.

Será que tenho o dinheiro para lhe pagar?

De facto o cenário não é o mais propício para aumentos e provavelmente o seu patrão terá que fazer uma ginástica orçamental grande para conseguir aumentá-lo, esta é a fase mais crítica e que pode deitar tudo por terra. Se não conseguir o montante que deseja tente negociar um valor mais baixo que possa servir ambas as partes.

O que significa este aumento para os outros colaboradores?

O seu patrão só o aumentará se conseguir justificar aos outros trabalhadores que você merece mais do que eles, isso torna-se difícil quando o trabalho funciona em equipa. Se por ventura considera que é justificável demonstre o seu ponto de vista.

O que irá acontecer se eu disser não?

Um pedido de aumento salarial é sempre uma situação complicada de gerir, e muitas vezes culmina com o divórcio entre ambas as partes. Talvez por isso o seu patrão irá tentar perceber através da conversa se existe ou não alguma situação de outra proposta de emprego por detrás do seu pedido, ou se lhe negar o pedido você continuará na empresa.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.