4 Erros que você está a cometer na sua carreira sem se aperceber

Mulher pensativa por causa de um erro

Por em Carreira


Quando acabamos os estudos e entramos no mercado de trabalho vamos querer fazer tudo certinho e sermos os melhores trabalhadores do mundo, mas ao fim de alguns anos consecutivos a trabalhar não conseguimos vislumbrar novas formas de impulsionar a nossa carreira e acabamos por estagnar.

O reconhecimento de que não estamos a fazer o nosso melhor para acompanhar as gerações mais novas é um caminho para encontrarmos respostas que nos possam ajudar a compreender como podemos melhorar enquanto profissionais.

Cursos de Formação com Desconto →

Para facilitar esse raciocínio vamos indicar-lhe 4 possíveis erros que está a cometer na sua carreira sem se aperceber.

Você mantém-se desligado do mundo digital

Quando dizemos isto não estamos a referirmo-nos ao recorrer à Internet regularmente, porque se assim fosse não estaria a ler este artigo, mas sim ao desligar-se de redes importantes como o Twitter, Facebook ou o LinkedIn por exemplo.

Um perfil bem estruturado numa rede social como o LinkedIn é meio caminho para ser encontrado e reconhecido no meio. No caso do Twitter, apesar de ser uma rede diferente e peculiar, é ótima para se dar a conhecer e ligar-se a outros profissionais do seu meio ou de outros meios.

Cola-se demasiado a alguns colegas de trabalho

É importante termos pessoas em quem confiamos e com quem podemos desabafar no local de trabalho, tanto mais que é com essas pessoas que passamos mais tempo durante a semana. Mas essa colagem pode trazer problemas no relacionamento com outros colegas que você ignora ou não trata da mesma forma, muitas vezes sem se aperceber.

O normal é o alinhamento a pessoas com alguma força dentro da empresa que nos possam resguardar de problemas, só que quando essa pessoa falha e precisamos de outro apoio não o vamos ter.

Coloca os trabalhos menos relevantes no seu currículo

Se você se formou numa área totalmente diferente daquela que exerce actualmente mas continua em busca de uma oportunidade na sua área de formação, será benéfico para si não inserir demasiados trabalhos temporários no seu currículo. Se a sua formação é por exemplo em arquitectura ou medicina e você de momento é caixa num supermercado e trabalhou num Call Center, poderá ser importante ter a experiência do Call Center mencionada no currículo devido à experiência de comunicação, mas a de supermercado talvez seja melhor ficar de fora.

Pode não estar disponível quando é preciso

Hoje com as comunicações móveis e a Internet todos nós devemos estar contactáveis, seja através do telemóvel, email ou redes sociais.

Um novo emprego, um novo projeto, o seu chefe que quer que fique amanhã até mais tarde, tudo são oportunidades numa vida que é curta e que temos que aproveitar ao máximo. Esteja sempre disponível para o imprevisto e vai ver que a sua carreira pode mudar do dia para a noite.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.