Tem dificuldades de memória no emprego? Tome nota destas dicas

Mulher cheia de anotações

Por em Aconselhamento


Com o passar dos anos vamos esquecendo pequenos pormenores que muitas vezes fazem toda a diferença, principalmente decisões que têm de ser tomadas rapidamente.

É normal que isso aconteça se não fizermos nada para cuidar da nossa saúde e da nossa cabeça. Pequenos esforços feitos todas as semanas podem ajudar a equilibrar a nossa memória e a ajudar-nos a ficar mais saudáveis e rápidos a reagir.

Converta informação em imagem

Quando tentamos decorar algo especifico como uma referência ou um texto é muito mais difícil para o nosso cérebro descodificar essa informação do que se estiver a visualizar essa mesma informação numa imagem.

Cursos de Formação com Desconto →

Por exemplo, imagine que você estacionou o seu automóvel num shopping no número E23 e tem um neto ou sobrinho com 23 anos – agora imagine o bolo do seu aniversário com as 23 velas. Será muito mais fácil para o cérebro descodificar a imagem do bolo do que o número do lugar no parque.

Ligue os pontos de uma história

O nosso cérebro é capaz de se lembrar melhor de uma história do que momentos esporádicos, por isso é sempre mais rápido e fácil para ele se você tentar ligar os pontos de uma determinada história para chegar ao momento que quer relembrar.

Ative a memória com pequenos jogos

Todos os dias em casa você pode exercitar a sua memória facilmente. Quando chega a casa coloque as chaves num sitio diferente do habitual e grite moderadamente algo do género “Hip Urra”. Mais tarde ou no dia seguinte quando precisar das chaves o seu cérebro vai tentar descodificar o seu grito para descobrir onde colocou as chaves.

O problema dos nomes

Muitas vezes queremos lembrar o nome de alguém que até vimos muitas vezes mas sempre esquecemos qual é. Uma forma simples de não falhar a próxima vez é associar esse nome a outra coisa qualquer. Vamos a alguns exemplos: João (Seu Cão), Sofia (Assobia), Manuel (Cordel), etc.

Convém relacionar com coisas que lida diariamente como por exemplo o seu cão para ser mais fácil e rápido o relacionamento.

Descanse bem

O descanso é essencial para o nosso cérebro e o recomendado para estar saudável são oito horas de sono diárias.

Ingira alimentos bons para o cérebro

Existem alimentos muito bons para o seu cérebro normalmente ricos em antioxidantes como o omega3. Coma mais destes alimentos, que geralmente estão presentes em frutas e legumes, para melhorar substancialmente a sua memória.

Exercite fisicamente

O exercício físico regular ajuda bastante, não só a exercitar os músculos mas também o seu cérebro. Todos os especialistas recomendam o exercício físico como um dos meios mais rápidos e saudáveis para melhorar substancialmente a memória.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.