Stress no emprego – 7 formas de identificar uma chefia tóxica

mulher sentada à secretária do trabalho com a cabeça em baixo

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 29-03-2021


Termos que lidar com situações stressantes no trabalho é algo inevitável e bastante comum. E apesar de se comum não deixa de ser difícil de lidar, tal como qualquer situação desagradável na vida pessoal.

E mesmo que aches que tu, os teus colegas e até a tua chefia estão todos no mesmo barco, muitas vezes são os nossos superiores que nos conseguem desapontar mais. Quando isto acontece é fácil nos sentirmos confusos, haver um sentimento de instabilidade e estarmos magoados.

Neste artigo temos um conjunto de 7 formas como as chefias podem ser tóxicas, e se este for o teu caso, talvez seja bom considerar as tuas opções dentro da empresa ou até mesmo despedires-te.

1. A tua chefia ficou com os créditos do teu trabalho

 

mulher a falar sobre trabalho

Ver alguém lucrar com o nosso trabalho faz-nos sentir traídos, especialmente quando essa pessoa é a nossa chefia. Pode não ser propositado, pode acontecer uma vez e não se repetir e não ter sido com essa intenção. No entanto se se repetir mais que uma vez, e já te sentes completamente esgotado, então é a altura certa de mudar de emprego.

Deves sempre tentar falar com as tuas chefias para perceber o que se está a passar e dar-lhes uma oportunidade de explicar o lado deles. No entanto, se nessa conversa vês que não há vontade de mudar ou que as tuas apreensões não estão a ser bem recebidas, tens que começar a considerar se a situação em que estás, é a melhor para ti e para o teu futuro profissional.

2. Tu e a tua chefia discordam em algo que é muito importante para ti

reunião de grupo no trabalho

É inevitável discordarmos com alguém, isto é algo que te vai acontecer muitas vezes na vida, inclusive com amigos e família. Porém, se tu e a tua chefia estão sempre a discutir porque não concordam, ou se te apercebes que passas o tempo a ver que não concordas com nada do que a tua chefia propõem, então está na altura de considerar deixar o teu emprego. Mas não ajas de cabeça quente, antes de deixar o emprego tens que perceber quais as implicações de ficares desempregado.

3. Lidou com uma situação com a qual não concordas

mulheres a rever o trabalho feito

No seguimento do ponto anterior, se não se conseguem entender em diversos assuntos da empresa, é normal que a tua chefia vá tomar decisões com as quais discordas. Aqui também se aplica a regra de ouro, antes de tomar alguma decisão ou entrar em stress e ansiedade sem necessidade, deves ir sempre ter com ela/a para conversarem sobre o assunto.

Se isto está sempre a acontecer, deves ponderar se as tuas expectativas para o teu emprego e a tua chefia estão a ser alcançadas. Se vês que é um problema que não se vai resolver, para teu bem talvez seja altura de repensares a tua posição na empresa.

4. Sentes que não te apoiam quando precisas

mulher afrente de computador desanimada

Ter uma chefia que nos apoia pode ser tudo na nossa carreira profissional, o contrário é muitas vezes a razão pela qual andamos desiludidos com o nosso emprego e até é uma fonte de stress. E passar os dias no nosso local de trabalho e saber que não há apoio das nossas chefias, não só nos afeta a capacidade de trabalhar como vai afetar a nossa vida pessoal.
Se isto é uma realidade para ti, então talvez seja uma boa altura para considerar se esse é o emprego certo para ti.

5. A tua chefia menospreza o teu trabalho e as tuas capacidades

homem aborrecido afente de computador

Se a tua chefia não confia em ti ou menospreza o teu trabalho, estão são sem sombra de dúvidas mais factores de stress e frustração. Uma forma de ver se a tua chefia não confia em ti é:

  • Está sempre “em cima de ti”.
  • Se te está sempre a pedir para verificares o teu trabalho.

Se a tua actual chefia menospreza as tuas capacidades de forma continuada, é melhor começar a procurar um novo emprego onde haja uma relação profissional mais apropriada.

6. Faz promessas que nunca cumpre

mulher a trabalhar com ar desanimado

Promessas que nunca são cumpridas, podem ser uma das principais causas de stress no trabalho e subsequente Burnout. A tua chefia estar sempre a prometer que te vai aumentar, que te vai dar uma promoção ou um bónus e tu vês que isso nunca acontece, é uma fonte de ansiedade. E se isso está sempre acontecer, então é melhor perceber porquê. É possível que a tua chefia queira mesmo dar-te a promoção mas haja constantes impedimentos por questões financeiras.

No entanto se é apenas uma questão de promessas para que faças mais, então está na hora de repensar a tua posição na empresa.

7. A tua chefia desrespeita-te

homem de fato a gritar

Por fim, se existe constante desrespeito então deves mesmo ver se consegues sair do teu emprego, para que possas encontrar um local onde te respeitem. Não devemos estar num emprego e ser constantemente desrespeitados à espera que tudo mude. Sendo que é um dos factores que causam mais stress no trabalho.

Optar por te despedires

mulher feliz no emprego

Se decidires despedir-te do teu emprego actual porque já não aguentas mais o stress que estás a sentir, não te esqueças de pensar como é que vais explicar ter saído do emprego em futuras entrevistas de emprego. Os recrutadores não te querem ouvir dizer mal do teu antigo emprego. Tendo em conta que não conhecem as tuas antigas chefias, muito provavelmente vão assumir que o que é que for que aconteceu foi culpa tua.

Quando explicares o que aconteceu, tenta focar-te nos factos sem que haja muitos desvios emocionais e depois fala sobre o que procuras em novas oportunidades profissionais – mas sempre focado no positivo.