Regras de utilização do telemóvel no trabalho

Smartphone

Por em Empresas


Existem empresas onde a utilização do telemóvel é permitida e outras em que não é, mas em qualquer dos casos deve prevalecer sempre o bom senso.

Não é por proibir o uso de telemóvel que as pessoas deixarão de o fazer, assim como deverá haver algum cuidado e respeito dos colaboradores na sua utilização, mesmo quando não existem regras pré-estabelecidas.

É constrangedor para os colegas de trabalho, já para não falar dos patrões, assistirem a um funcionário sempre “agarrado” ao telemóvel, atendo chamadas ou enviando mensagens para amigos ou familiares.

Cursos de Formação com Desconto →

Se não existirem imposições, deverá ser você mesmo a impor a suas e a evitar o uso abusivo deste equipamento no trabalho.

Desligue o som do telemóvel

É incomodativo estar concentrado no trabalho e ouvir um telemóvel tocar, por isso sempre que possível desligue o som do telemóvel e em último caso deixe apenas o modo de vibração ativada.

Atenda apenas chamadas importantes

Largar o trabalho para atender uma chamada deve ser uma opção bem ponderada, por isso sempre que receber uma chamada deve medir a sua importância. Atender uma chamada da escola dos seus filhos, da sua mãe que está doente ou do seu banco, são situações importantes que deve atender. Chamadas de amigos a convidar para festas, familiares para combinar encontros ou mesmo a sua mãe perguntando o que deve fazer para o jantar, são situações menos importantes e que deve guardar para depois da hora de trabalho ou para durante um intervalo.

Utilize o Voice Mail

Se não quer ou não pode atender uma chamada e desconfia que possa ser importante, pode sempre recorrer à funcionalidade de Voice Mail, permitindo a quem está do outro lado da linha deixar uma mensagem que você pode ouvir mais tarde. Consulte o seu operador de comunicações para saber mais.

Encontre um lugar privado para atender chamadas

Além do toque do telemóvel ser incomodativo para quem está a trabalhar em seu redor, estar a conversar ao telemóvel também o é. Evite atender chamadas perturbando os seus colegas e evitando também a exposição do conteúdo das mesmas. Encontre um local mais reservado dentro da empresa para poder atender as chamadas com alguma privacidade.

Não leve o seu telemóvel para reuniões

O pior que lhe pode acontecer é o seu telemóvel tocar no meio de uma reunião, por isso se anda com ele no bolso a toda a hora deve desligar o som ou encontrar outro local para o deixar momentaneamente. Evite passar um mau bocado em frente aos seus colegas, patrões, direção e clientes.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.