Quer trabalhar noutro país? Leia isto primeiro

Trabalhar no estrangeiro

Por em Aconselhamento


Prosseguir uma carreira trabalhando noutro país não é para qualquer pessoa, é preciso uma grande força de vontade e determinação.

Portugal foi durante os últimos anos um país que recebeu bem (em termos globais) trabalhadores vindos do Brasil, países do Leste Europeu e África.

Com o surgimento da crise financeira em 2007/08 e o crescimento exponencial do desemprego, muitos desses imigrantes optaram por deixar o nosso país em busca de uma alternativa melhor, que significava muitas vezes regressar ao seu país de origem.

O Brasil por exemplo está neste momento a receber todos os dias trabalhadores de fora com estudos superiores, nomeadamente engenheiros. A falta de mão de obra qualificada, e as Universidades que não conseguem responder à procura do mercado de trabalho leva a que as empresas procurem soluções noutros países.

Cursos de Formação com Desconto →

Neste caso particular a língua facilita muito a emigração de portugueses para aquele país irmão, invertendo o ciclo de emigração que anteriormente se fazia em sentido contrário.

Se há 5 ou 6 anos não se perspetivava um cenário de emigração tão elevado, atualmente é uma realidade inevitável em algumas áreas, sobretudo para quem não consegue encontrar de nenhuma forma emprego em Portugal.

Se está a pensar sair de Portugal para encontrar emprego noutro país, tome nota destas dicas.

Reflita sobre a decisão de trabalhar noutro país

Muitas pessoas vêm com naturalidade uma saída do país para poder trabalhar, mas acontece que muitas vezes e apesar de aceitarem esse desfecho, não estão propriamente preparadas psicologicamente e afetivamente para isso.

Leve o tempo necessário para aceitar que necessita de mudar de país para procurar uma vida melhor. Vá dialogando com os seus familiares sobre o assunto, e verifique em que medida essa opção se irá refletir positivamente na sua carreira profissional.

Procure oportunidades lá fora cautelosamente

Nem tudo o que reluz é ouro, e isso aplica-se na perfeição às ofertas de emprego no mercado internacional. Acompanhe as ofertas que correspondem à sua área profissional mas não seja influenciado(a) por ordenados chorudos e/ou promoções extravagantes.

As fraudes em anúncios de emprego estão por toda a parte, não são um caso exclusivo de Portugal.

Mostre disponibilidade para trabalhar em qualquer parte do mundo

Se possui passaporte, estudos superiores e conhecimento de uma língua estrangeira universal como o inglês, tem mais oportunidades de conseguir um bom emprego lá fora. Grandes empresas gostam de recrutar trabalhadores dispostos a trabalhar em qualquer parte do mundo, e isso é uma vantagem relativamente a outros candidatos que preferem ficar perto dos seus países de origem, ou não são muito aventureiros.

Para trabalhar no estrangeiro é preciso ter um pouco daquela loucura saudável, curiosidade e vontade de conhecer novos países e culturas bastante diferentes da nossa.

Defina um sistema de apoio para o seu sucesso

Muitas pessoas que vão trabalhar para fora dos seus países acabam por falhar na sua missão por falta de apoio do sistema que as rodeia. Para ter sucesso noutro país é preciso sentir que existem pessoas na organização que nos oiçam e nos façam sentir confortáveis relativamente à cultura do país, mas também quando é necessário regressar ao país de origem para matar saudades dos familiares e amigos.

Quando estiver à procura de trabalho noutro país procure estar atento(a) às condições que lhe são oferecidas, nomeadamente no apoio à integração no país de destino.

Leve o seu tempo a fazer a transição

Depois da contratação consumada é necessário encontrar um local de residência que o(a) faça sentir como se estivesse em casa. Para isso acontecer é necessário haver algum tempo disponível e alguma calma para conseguir encontrar o que pretende.

Fale com os seus novos colegas para se inteirar sobre preços, zonas e condições. A empresa tem todo o interesse que você esteja bem e com a sua vida pessoal organizada.

Esteja preparado(a) para a incerteza

Por vezes algumas coisas correm mal e o inesperado acontece. Isso pode acontecer de várias formas tais como um mau alojamento, roubos, acidentes, etc.

Tenha consciência que alguma coisa pode correr mal noutro país, que você poderá estar só e sem o auxilio dos seus familiares e amigos. Você deve estar preparado(a) psicologicamente para isso.

Tenha sempre à mão os contactos de emergência locais e tenha atenção redobrada quando anda sozinho(a).

Encare o desafio com uma nova atitude

Estar receptivo(a) a aprender algo novo mesmo já tendo experiência na área é fundamental para uma integração mais rápida na organização. No estrangeiro as empresas procuram pessoas que saibam ouvir, que sejam humildes, trabalhadoras e proativas.

Tenha sempre a mente aberta e procure descobrir e aprender sempre mais. Há um mundo maravilhoso lá fora para descobrir, e a experiência de trabalhar noutro país irá enriquece-lo(a) a vários níveis.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.