Pessoas bonitas têm vantagem no mercado de trabalho

Mulher Bonita

Por Ofertas de Emprego em Tendências 17-06-2015


Não bastava terem tido a sorte de nascerem bonitas, essas pessoas conseguem ainda fazer mais dinheiro, serem promovidas mais rapidamente e serem bem sucedidas.

Se você se considera uma pessoa bonita talvez um dia deste lhe calhe um emprego caído do céu. Não acredita? Um estudo feito em Itália por pesquisadores concluiu isso mesmo, as pessoas mais bonitas e atraentes têm mesmo mais hipóteses de conseguir um emprego.

O estudo incidiu em 10.000 currículos idênticos enviados para empresas com alterações ao nível do primeiro e último nomes, morada e fotografia. Cerca de 30% desses currículos foram chamados para entrevista, sendo 54% mulheres visivelmente atraentes e 47% homens. Dos candidatos menos atraentes foram apenas 7% aqueles que foram chamados.

Cursos de Formação com Desconto →

De salientar que no estudo as qualificações eram as mesmas ficando todos os candidatos em iguais circunstâncias. As fotos foram modificadas digitalmente para parecerem mais ou menos atraentes. A região não teve impacto significativo nos resultados.

Conclui-se que as pessoas bonitas e atraentes têm 36% de vantagem face às pessoas menos bonitas e pouco atraentes.

A imagem é cada vez mais importante para as empresas, que quando têm dois ou mais candidatos nas mesmas circunstâncias não hesitam em escolher aquele que tiver melhor apresentação física. Sendo o recrutador do sexo oposto também pode influenciar positivamente os candidatos mais bonitos.

Agora não pense que a beleza está só na mini saia ou no decote, não se esqueça que uma entrevista não é uma passagem de modelos e que deve ter algum decoro na forma como se veste ou maquilha. Consulte as nossas dicas de cabelo e maquilhagem para entrevistas.

Se utiliza as redes sociais é importante colocar sempre a sua foto e ter um especial cuidado na escolha da mesma. No LinkedIn, por exemplo, é fundamental ter uma foto cuidada mas que reflita o seu aspecto atual e não quando tinha 20 anos.