Dicas para evitar anúncios de emprego falsos

Fraude informática

Por em Desemprego


Os anúncios de emprego falsos são cada vez mais recorrentes e podem facilmente seduzir alguém desempregado que esteja pouco atento.

Todos os dias milhões de pessoas estão sujeitas a anúncios deste tipo na Internet sejam eles de emprego, automóveis, financeiros, habitação, etc. A rede global é muito útil para a sociedade mas também esconde muitas fraudes encapotadas.

O sucesso das ofertas de emprego falsas depende de vários fatores entre os quais distinguem-se o aspeto geral do anúncio, informação omitida de propósito, omissão de identificação ou identificação falsa, e por fim o perfil da pessoa que contacta o suposto anunciante.

Cursos de Formação com Desconto →

Apesar de alguns web sites de anúncios de emprego se esforçarem para filtrar ao máximo os anúncios pouco relevantes, a verdade é que a maioria destes dão pouca importância à qualidade e mais à quantidade, e isso são pequenas bombas prestes a explodir nas mãos dos seus utilizadores.

Podemos concluir que a fraude só pode ter sucesso se ultrapassar duas barreiras, primeiro a aprovação do anúncio no site de emprego, e depois se quem está a visitar o site cair no conto do vigário.

Para que isso não aconteça deixamos aqui algumas dicas que deve ter em conta quando entra em contacto ou candidata-se a um anúncio de emprego.

Não se entregue em demasia

Não se entregue em demasia a um anunciante que não esclareceu devidamente o seu modelo de negócio. Muitos anúncios falsos explicam pouco quais serão as funções do candidato e em que mercado a empresa se insere.

Se o suposto recrutador lhe sugerir uma conversa telefónica, tente esclarecer essa situação rapidamente para perceber que tipo de negócio se trata.

Nunca revele dados sensíveis

Nunca, mas mesmo nunca, revele informações sensíveis a um recrutador tais como dados do cartão de crédito, dados de acesso bancário, dados de acesso a contas em redes sociais, dados de acesso ao e-mail, etc.

Esta é uma dica que serve para tudo o que você faz na Internet, e não apenas para anúncios de emprego falsos.

Não entregue dinheiro

As fraudes com vagas de emprego têm como um dos seus objetivos extorquir dinheiro às vítimas, portanto nunca entregue dinheiro como contrapartida para ter um emprego.

As fraudes com vagas de emprego têm como um dos seus objetivos extorquir dinheiro às vítimas, portanto nunca entregue dinheiro como contrapartida para ter um emprego.

Não assine documentos enviados pela Internet

Se o suposto recrutador quiser mesmo contratá-lo(a) ele não se importará de assinar documentos consigo quando estiverem juntos. Nunca assine documentos que desconhece ou que indiciam algum esquema fraudulento.

Tente sempre reunir-se com o recrutador e questioná-lo sobre os documentos que lhe foram apresentados.

Faça uma pesquisa sobre o anunciante

A Internet é um mundo de informação a que você pode recorrer sempre que tiver dúvidas. Faça uma pesquisa sobre as informações que tem do recrutador e tente saber mais sobre ele.

Se for uma empresa ou negócio real é natural que as informações surjam na Internet.

Desconfie das condições propostas

Se receber uma proposta muito aliciante ou as condições do anúncio são mesmo perfeitas para si, desconfie. Primeiro deve tentar saber mais informações sobre a empresa e saber se ela realmente existe, e depois fique atento(a) ao desenrolar do processo para não ser surpreendido(a).

Não aceite dinheiro de pessoas ou empresas estranhas

Uma das fraudes mais recentes e que inclusive já foi noticia na televisão, tem como objetivo fazer dos potenciais candidatos ‘mulas’ dispostas a receberem dinheiro que depois têm que devolver para outro número de conta.

Este esquema tem como objetivo transportar grandes quantidades de dinheiro em porções mais pequenas e indetectáveis pelo Banco de Portugal. As ditas ‘mulas’, são desempregados normalmente estão em situação financeira difícil, que são pressionados e ameaçados a cumprir tais tarefas, podendo ou não receber alguma contrapartida. Caso aceitem participar neste esquema estarão a cometer um crime.

Nunca aceite dinheiro de empresas ou pessoas que desconhece, mesmo quando as condições oferecidas no anúncio de emprego falso sejam atrativas.

Pense racionalmente

Sabemos o quanto é difícil estar desempregado, e que muitas vezes a falta de dinheiro e a pouca ajuda de familiares e amigos leva a que tomemos decisões precipitadas.

Quando estiver a responder a um anúncio tenha consciência da sua situação atual e pense antes de agir. Não se precipite a candidatar-se a anúncios falsos que podem pior ainda mais a sua situação.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.