Primeira entrevista de emprego: Os principais receios e dificuldades

Assustado

Por em Entrevista


Antes da primeira entrevista de emprego é normal existir um certo receio que alguma coisa corra mal ou que surjam dificuldades inesperadas.

A situação atual do mercado trabalho coloca uma enorme pressão sobre os ombros de qualquer candidato que vá a uma entrevista. Existem imensos candidatos para tão poucas vagas, e se colocarmos o ‘pé na poça’ mesmo cumprindo todos os requisitos exigidos é quase certo que não ficamos com o lugar.

A primeira entrevista de emprego aplica-se nomeadamente aos jovens que acabaram de sair da escola ou universidade e que ainda não têm emprego. Sendo a taxa de desemprego entre os jovens bastante elevada, as convocatórias para entrevistas acabam por ser bastante concorridas e onde a diversidade de escolha impera para satisfação dos recrutadores.

Cursos de Formação com Desconto →

Mas não são só os jovens a sentir estes receios, também aqueles que se encontram no desemprego há bastante tempo e que por infelicidade não foram chamados para nenhuma entrevista irão sentir dificuldades.

Se tem a sua primeira entrevista marcada ou ainda se encontra à espera dessa oportunidade, é normal surgirem certos receios ou dificuldades. Destacamos neste artigo algumas das mais comuns.

Chegar atrasado

Se não souber onde fica o local da entrevista, faça uma pesquisa na Internet e imprima o mapa do caminho no Google Maps por exemplo. Se mesmo assim as dúvidas persistirem, desloque-se até ao local no própria dia com bastante antecedência.

Não saber o nome do entrevistador

Quando a entrevista é marcada é comum mencionarem a pessoa ou as pessoas com quem irá estar frente a frente. Aconselhamos que escreva o nome dessas pessoas num local acessível, para que não se esqueça quando tiver que mencionar os seus nomes.

Não estar vestido de acordo com a ocasião

No que toca ao vestuário é essencial que você mantenha a sua essência e tente ser discreto e consensual. Não seja demasiado conservador nem demasiado extravagante, no meio está a virtude e não é por vestir uma t-shirt ou uma saia discreta que você não será contratado.

Não transparecer a confiança necessária

A confiança conquista-se com a experiência vivida em entrevistas ou na vida profissional. Se está à beira da sua primeira entrevista e faz questão de o mencionar, não tenha receio porque é normal estar um pouco nervoso e com menos confiança em si próprio.

Não conseguir responder ou esquecer

Não é a primeira vez que alguém não consegue responder a questões tão comuns como os seus pontos fortes ou fracos, esquecer uma data, ou então dizer coisas que depois se arrepende. Numa primeira entrevista tudo pode acontecer, é algo novo para si e é uma experiência da qual deve tirar ilações.

Para conseguir tirar partido da entrevista e conseguir um emprego, é importante que você faça o seu trabalho de casa, a isso chama-se preparação antecipada da entrevista e existem muitas fontes de informação na Internet.

Pensar que não irá conseguir convencer o entrevistador

O ‘não’ está sempre garantido antes de qualquer entrevista, e cabe a si desencadear uma estratégia que consiga convencer a empresa a recrutá-lo. Seja persuasivo sem exageros, mostre como pode solucionar problemas para a empresa, demonstre poder ser uma mais-valia em comparação com outros candidatos.

Sentir que irá falar mais do que o suficiente, menos que o suficiente ou dizer algo errado

Pensar demasiado que tudo nos vai correr mal não é bom prenúncio para o que irá acontecer. Não pense demasiado nos pormenores nos dias antecedentes à entrevista. Quanto menos pensar neles, mais fluída será a entrevista e tudo acabará por correr melhor do que esperava.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.