Como transformar um emprego temporário em permanente

Escritório

Por em Aconselhamento


O trabalho temporário foi incutido no mercado de trabalho durante os últimos anos por força da necessidade de flexibilizar e ajustar uma determinada empresa consoante o volume de trabalho. Essa flexibilidade tornou-se perigosa para os trabalhadores uma vez que a grande maioria dos contractos passou a ser temporário e muitos deles com condições precárias.

Não são os termos ideais para quem precisa de estabilizar a sua vida profissional e emocional, mas por outro lado pode ser a chave para conseguir encontrar um emprego mais estável.

As empresas hoje têm que enfrentar mercados extremamente competitivos que podem evoluir ou regredir rapidamente. Se essas mesmas empresas tiverem vínculos contratuais de longa duração com os seus trabalhadores e se de um momento para o outro perdem um cliente importante, podem ter que fechar portas.

Cursos de Formação com Desconto →

Um contrato temporário de trabalho pode ajudar a empresa e o trabalhador a testarem-se um ao outro, e no final, juntam-se os dois e discutem se vale a pena ou não prolongar esse vinculo. Por norma deveria funcionar desta forma, no entanto sabemos que existem empresas que se aproveitam destes contratos para contratar pessoas e usufruir delas apenas e durante esse período, os chamados trabalhos precários.

O trabalho temporário paira por cima de qualquer trabalhador, são contratos arriscados e que não garantem nada no futuro. Talvez por essa razão alguns trabalhadores nem querem ouvir falar deles.

Mas se eu procuro um emprego desesperadamente e se surge uma oportunidade temporária? Como devo agir?

Aja como se estivesse num trabalho permanente

Você sabe que estará ali a prazo, mas deve comportar-se e trabalhar como se estivesse num emprego mais estável. Quando terminar, ninguém poderá dizer que não se esforçou e é uma grande demonstração de dignidade. Acredite que o mundo dá muitas voltas e um dia o seu esforço pode ser recompensado de uma outra forma.

Tente aprender mais sobre a empresa

Neste tipo de contratos muitos trabalhadores entram e saem sem saberem bem como funciona a estrutura da empresa ou até mesmo sem saber a sua história. Essas informações podem ser preciosas num outro emprego futuro, e são muitas vezes ignoradas.

Crie relações

Conviver com quem trabalha na empresa é um dos aspetos positivos que deve tirar de uma experiência temporária. Quem sabe se essa boa relação não levará a empresa a mudar de ideias e a propor-lhe um vinculo maior.

Tome a iniciativa

As empresas por norma gostam de pessoas que obedecem às ordens superiores sem grandes questões, mas também há aquelas que querem ver os problemas resolvidos mesmo quando nada foi exigido. Tome a iniciativa de resolver problemas, de delegar pequenos trabalhos sem ter que passar por cima de outra pessoa. Toda essa avidez, moderada, poderá despertar uma capacidade de liderança que pode interessar à empresa.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.