Crie uma boa impressão numa entrevista em apenas 3 minutos

Sorriso na entrevista

Por em Entrevista


Uma entrevista é sempre um marco importante na vida de um desempregado, e por ser um encontro de decisões a impressão que o recrutador tem do candidato é determinante.

A primeira impressão é sempre aquela com que ficamos de alguém que vimos pela primeira vez, e se essa for uma má, certamente não queremos voltar a repetir um encontro com essa pessoa.

É fundamental causar boa impressão rapidamente quando chegamos a uma entrevista, mesmo quando as nossas expectativas são as piores, porque é nessas alturas que muitas vezes grandes coisas se iniciam.

Uma das dificuldades que as redes sociais e os currículos ainda não conseguem resolver é se a pessoa por detrás do aspecto jovial e profissional que apresenta é de facto competente, e isso facilmente se consegue descortinar com um pequeno contacto presencial com a mesma numa entrevista.

Cursos de Formação com Desconto →

A entrevista presencial, sempre que possível, continuará a ser o método preferido das empresas.

Preparação da Imagem

Para se ser um bom profissional também é importante parecer isso e nada melhor que uma pequena preparação antes de qualquer reunião, entrevista ou contacto presencial.

Pequenas coisas fazem grandes diferenças, desde logo se tem as unhas cuidadas, o cabelo arranjado ou bem penteado e se a maquilhagem não é exagerada no caso das senhoras.

Também o penteado, tratamento dos pés e da face podem ajudar a tornar o seu perfil mais condizente com o meio profissional onde atua ou pretende atuar.

Vestuário

Um estudo da CareerBuilder descobriu que quem veste de azul ou preto tem mais probabilidades de ser escolhido numa entrevista. Estas são as cores preferidas das empresas, o que não quer dizer que você não convença numa entrevista com outras cores. Acima de tudo seja racional e pouco exuberante.

Postura

A postura é fundamental para demonstrar a sua confiança. Mantenha sempre as costas direitas e não cruze as pernas, é um hábito que demonstra algum desleixo e distrai os outros.

Gestos

É importante gesticular enquanto fala e deveria ser um hábito de todos nós. Não tem mal nem é inconveniente mexer as mãos enquanto discursa, uma vez que ajuda-o a ser mais descritivo e convincente.

Expressão facial

A face diz muito sobre os nossos sentimentos, se estamos nervosos, tristes ou contentes. Um sorriso genuíno faz toda a diferença, mas também deve tentar focar os olhos da outra pessoa quando necessário e sem desviar quando acha inconveniente.

Aperto de mão

Muitas vezes perdemos a confiança em alguém quando chegam até nós sem nos conhecer de lado nenhum e apertam efusivamente a nossa mão ou nos dão um grande abraço como se fossemos os melhores amigos do mundo. É um sentimento estranho que nos invade e é isso que não devemos fazer nunca a alguém que não conhecemos ou que apenas falámos poucas vezes. Se o fizermos, vamos perder a pequena confiança que têm em nós e acabar por hipotecar qualquer contacto futuro que daí advenha.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.