O Europass foi renovado e os portugueses são os que mais usam

Europass

Por em Curriculum Vitae


Lançado em Fevereiro de 2005, o Europass é hoje uma ferramenta vital para os portugueses que procuram novos desafios profissionais.

Este serviço que permite criar um Curriculum Vitae Online de acordo com as normas europeias, fez um balanço dos últimos anos de atividade e chegou à conclusão que os portugueses são os que mais currículos criaram, num universo de 38 milhões.

Desde 2005 o Europass já foi acedido por mais de 48,6 milhões de pessoas em todo o mundo, foram emitidos mais de 300.000 registos Europass atestando experiências de trabalho ou de aprendizagem em outros países, e foram preenchidos online ou descarregados mais de 1,2 milhões de Passaportes de Línguas Europass.

Cursos de Formação com Desconto →

Apesar de algumas críticas que lhe são feitas, injustamente, quanto ao formato e a sua adequação, a verdade é que o Europass tem ganho cada vez mais adeptos e a Comissão Europeia tem-se esforçado por melhor o serviço constantemente.

Em 2014 o editor foi totalmente revisto sendo agora mais simples e fácil criar um Curriculum Vitae Europass, e sem a preocupação de ter que formatar o documento segundo certas normas – é só preencher, descarregar e já está.

Principais novidades do Europass em 2014

Novo editor do Europass

O editor anterior também era simples, no entanto tinha muita informação aglomerada que se confundia muitas vezes com os conteúdos do próprio site do Europass.

Em Novembro de 2014 o editor foi completamente revisto e pensado para ser mais intuitivo, simples e melhorar a usabilidade. Tornou-se independente do site do Europass, agora ocupa a largura toda do ecrã e tem uma estrutura que se adapta ao tamanho do ecrã de computador, tablet ou smartphone.

A preocupação com a usabilidade do novo editor Europass é evidente. Existe mais espaço entre os diversos elementos permitindo uma melhor visualização do que tem que se preenchido e o que falta preencher.

Foram também implementadas integrações com serviços externos, nomeadamente com o LinkedIn para permitir preencher grande parte dos dados automaticamente, e com serviços na nuvem como o Google Drive ou Dropbox para onde podem ser exportados os documentos criados no novo editor.

Atualização do glossário

Tal como acontecia com o editor anterior, também no novo existe um glossário que auxilia os utilizadores com termos chave e as suas definições.

Em Junho de 2014 esse glossário foi atualizado e foram adicionados mais 130 termos chave em várias línguas, incluindo o português.

Novo editor de Carta de Apresentação / Motivação

Em Abril de 2014 o Europass recebeu uma atualização importante, foi adicionado um novo editor para a criação de Carta de Apresentação / Motivação. Esse editor foi integrado em Novembro de 2014 no novo editor Europass que falámos acima, que agora engloba os vários editores de documentos num único serviço Europass.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.