Não consegue deixar um trabalho que não gosta por causa do salário?

Mulher Pensativa

Por em Carreira


A maioria da pessoas não se revê nesta situação mas ela existe. Empresas pagam mais ou oferecem benefícios aos seus bons colaboradores para não saírem para outras empresas, mesmo sabendo que os mesmos estão descontentes.

O dinheiro pode ser uma grande ajuda mas não é tudo na vida. Para receber mais dinheiro estes trabalhadores também têm que se sacrificar mais e isso pode afectar a sua vida familiar. Trabalhar numa grande empresa que paga bem não significa que o trabalhador seja feliz – e até pode nem gostar daquilo que faz.

O medo instala-se à medida que um trabalhador vê a empresa a tentar segurá-lo mas ao mesmo tempo tem receio de sair e complicar financeiramente a sua vida. Os dias vão passando a deambular de secretária em secretária sem perspectivas de futuro e com um sentimento de impotência.

Cursos de Formação com Desconto →

Estas pessoas acabam por ter boas condições de vida mas também grandes encargos que os impossibilita de arriscar uma saída prematura e sem pensar nas consequências. Estão literalmente entre a espada e a parede e à mercê da sua empresa.

Descubra o que é mais importante para si

Se você está a ser agarrado pela sua empresa para não sair é porque você é um bom trabalhador. Se você não gosta do está a fazer de momento, ou não gosta do seu patrão ou dos colegas de trabalho você pode sempre tentar encontrar uma empresa mesmo que mais pequena onde possa prosseguir a sua carreira.

Se o emprego de momento é o mais importante, você terá que ficar e aceitar essa condição, mas se a sua carreira é mais importante não se preocupe em dar um passo atrás e mudar para outra empresa mais pequena para mais tarde dar dois passos em frente.

Reduza os seus custos

Se você tem despesas elevadas que o impossibilitam de mudar de emprego, você tem que cortar despesas. Se vive por exemplo numa casa arrendada com uma renda elevada, troque para um apartamento com um custo mensal mais reduzido. Se ainda está a pagar o seu carro de alta cilindrada experimente dá-lo à troca por um mais comedido com o objetivo de se ver livre da prestação mensal. Existem imensas coisas que pode fazer para reduzir custos, basta vontade de querer mudar a sua vida.

Descubra o que quer fazer a seguir

Se quer realmente dar a volta à sua vida tem de começar a pensar naquilo que quer fazer depois de deixar o seu emprego. Crie uma folha de excel e aponte o que faz de si um profissional único, o que o faz feliz e aquilo que não faz sentido para si.

Procure discretamente empresas que possam entrar nesses seus parâmetros e sonde alguns profissionais do seu ramo acerca daquilo que pensa. Arrisque procurar uma alternativa profissional enquanto está a trabalhar.

Ganhe coragem para se demitir

Se já tem proposta para ir trabalhar para outro lado que o fará mais feliz, interiorize todas essas boas energias e a felicidade que poderá ter novamente para apresentar a sua demissão.

Trace objetivos mais modestos

Uma das coisas que acontece nas grandes empresas é traçar objetivos pessoais e profissionais grandes, muitas vezes inatingíveis. Se vai mudar para uma empresa mais modesta para tentar ser feliz, procure também traçar objetivos pessoais e profissionais mais modestos que não o pressionem a tomar decisões que não quer ou a ter que trabalhar até à exaustão.

Boa sorte para a sua nova vida!

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.