Como procurar emprego estando empregado?

Computador portátil

Por em Aconselhamento


Hoje qualquer empresa está sujeita a perder os seus melhores trabalhadores se estes não se sentirem importantes dentro da organização. Não que o mercado português seja rico em alternativas, mas existe um mundo lá fora com excelentes oportunidades e salários mais atractivos.

Qualquer trabalhador ambiciona o melhor para si e para a sua carreira, e isso muitas vezes não está relacionado só com o salário mas também com a progressão, o reconhecimento, a responsabilidade que lhe é transmitida e sobretudo os desafios que lhe são propostos.

Vendo a sua carreira estagnada é normal que qualquer trabalhador comece a procurar alternativas enquanto estiver empregado. Apesar de correr algum risco, o maior deles seria ficar desempregado, algo que quererá evitar a todo o custo.

Cursos de Formação com Desconto →

Não diga a ninguém no seu emprego

Por mais amigos que sejam os seus colegas o rumor vai espalhar-se rapidamente e chegará aos ouvidos do seu chefe ou patrão. Independentemente da relação que tem com os seus superiores, não é uma notícia agradável de se ouvir.

Complete o seu perfil do Linkedin

O Linkedin é maior rede social profissional do mundo e é lá que as grandes empresas e profissionais estão. Se você quer procurar um novo emprego você deve começar por ter a sua informação profissional actualizada e completa, só assim as empresas que contactar vão conseguir saber quem você é e que perfil tem.

Não diga mal do seu emprego

Por mais difícil que seja a sua situação actual não deve dizer mal do seu emprego. Primeiro porque as empresas que decidirem contratá-lo ficarão de pé atrás em relação a si, e depois você pode ficar em maus lençóis se a sua empresa souber dessas palavras.

Mantenha os contactos confidenciais

Sempre que for chamado para entrevista ou uma conversa sobre uma potencial contratação sua por parte de outra empresa, deve tentar manter o sigilo e a descrição.

Não mencione referências da sua actual empresa

Não cometa o erro de mencionar pessoas da sua actual empresa como referências suas no seu CV. A empresa à qual se candidatou poderá querer contactar essas mesmas referências quebrando o sigilo sobre as suas intenções de trocar de emprego.

Agende entrevistas para depois da hora de trabalho

É importante você não dar nas vistas nem mesmo faltar ao trabalho sem justificação, daí que será sempre sensato agendar entrevistas ou conversas para depois da hora de trabalho.

Não utilize os recursos da sua empresa para procurar trabalho

Muitas empresas controlam os acessos à Internet e as chamadas telefónicas que são feitas, por isso não arrisque fazer isso no seu actual emprego e procure antes fazê-lo em casa.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.