Medos que os trabalhadores têm nas suas carreiras

Correr com medo

Por em Carreira


Uma carreira para ser brilhante é preciso que vários factores se conjuguem, o que nos dias de hoje é extremamente difícil de acontecer.

O crescimento profissional está interligado com as oportunidades que são dadas aos profissionais, mas também com as pessoas com que estes lidam nas diversas organizações e com a sua motivação e crença. Se um destes pilares falha toda a carreira pode ficar comprometida, ou pelo contrário será aberta uma nova oportunidade numa outra empresa com melhores condições.

Cursos de Formação com Desconto →

Falar em carreira nos dias de hoje até parece um contra-senso numa altura em que existe tanto desemprego no nosso país, mas a verdade é que vai haver sempre pessoas que podem e sonham ter uma carreira auspiciosa e esse mérito ninguém lhes pode tirar.

As pessoas fazem uma grande empresa e são elas que ditam os destinos da mesma, assim como das carreiras uns dos outros. Se alguém não se sentir bem com o seu chefe ou colega de trabalho, ninguém vai conseguir render o máximo e poder sonhar crescer dentro da empresa.

Mas falemos então dos medos e receios que qualquer trabalhador tem e que podem afectar a sua carreira.

Mau chefe

Os relacionamentos são difíceis de explicar e de quantificar, mesmo um mau chefe aos olhos de um trabalhador pode ser um bom chefe. O trabalhador terá que identificar o perfil do seu chefe e adaptar-se às circunstâncias, sempre dentro do profissionalismo que se exige e sem faltar ao respeito.

Se o seu chefe é rude mas cumpre não só com os objectivos da empresa como com os seus trabalhadores, poderá ser algo ao nível de personalidade que é preciso respeitar e tentar adaptar-se. Se por outro lado ele é mal educado e não cumpre com aquilo com que se comprometeu consigo, aí você tem um problema mais grave e uma decisão para tomar. Ou aguenta as condições que lhe estão a ser impostas ou terá que bater com a porta.

Falta de liderança

A falta de liderança assola muitas empresas, muitas vezes por culpa de quem ocupa esses cargos. Se você sente que a sua empresa tem falta de liderança, também a sua carreira poderá ser afectada por isso.

Por um lado você pretende adquirir mais competências inclusive de liderança, mas por outro lado a sua empresa não lhe permite ir mais além e também você não quer nem deve meter-se no trabalho dos outros. É uma situação que deve ser ponderada por si e discutida no seio da empresa.

Falta de mentores

Para quem pretende atingir altos voos ter um ou mais mentores é fundamental para conseguir decidir correctamente sobre o caminho que quer dar à sua carreira. Nos dias de hoje é crucial ter a ajuda e a experiência de alguém que passou pelas mesmas circunstâncias e que por causa disso tem mais experiência e capacidade de análise. Encontrar mentores dispostos a ajudá-lo(a) não é fácil, mas com um pouco de pesquisa e networking tudo se consegue.

Segurança

Este é um dos medos mais recentes e aquele que tem maior impacto nas nossas decisões. Hoje cada um depende de si próprio, é difícil poder contar com alguém que nos ajude a subir na carreira e temos que ser empregados mas também patrões de nós próprios.

Qualquer decisão que vier a tomar vai ter sempre uma dose de risco. Será preciso cabeça fria e ponderação nas posições que vai tomar daqui em diante.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.