Lições que vais aprender no teu primeiro emprego

Primeiro emprego em Pastelaria

Por em Aconselhamento


Hoje em dia conseguir um primeiro emprego não é tão fácil como há 10 ou 15 anos atrás, mas ainda assim é mais provável de acontecer brevemente do que um emprego com contrato a longo prazo.

O primeiro emprego é aquele que nos marca quer seja pela positiva ou negativa, mas é sempre um motivo de satisfação e alegria quando somos escolhidos. Esta pode ser a nossa rampa de lançamento ou apenas o primeiro trabalho onde nos vamos espalhar ao comprido. Independentemente do emprego que possa ser, a nossa inexperiência está bem patente em tudo o que fazemos.

O primeiro emprego prepara-nos efetivamente para o mercado de trabalho, a sério. É nesta altura que vamos ser alvo de brincadeiras, que vamos ter que fazer tarefas que os outros não querem fazer, que vamos ter de aprender tarefas da forma mais dura, mas ao mesmo tempo estamos livres do peso de determinadas responsabilidades.

Cursos de Formação com Desconto →

Durante o processo de aprendizagem vamos também apercebermo-nos de situações que julgávamos ser diferentes ou que imaginávamos que aconteciam de outra forma, porque apesar da escola ensinar muita coisa o mundo do trabalho ensina-nos muitas mais.

Não existem patrões perfeitos

Se procuras encontrar um mentor no teu patrão desengana-te, ele está ali para liderar uma empresa a bem ou a mal e é um ser humano tal como tu. Se tu erras porque razão ele não poderá errar? Todos os patrões cometem erros, uns mais que outros, uns maiores que os outros, umas vezes com justiça e outras vezes não.

Não esperes que te paguem uma formação

Tu estudaste, se não o fizeste devias tê-lo feito porque a partir de agora dependes apenas de ti e da ajuda dos teus colegas mais velhos. Se eles tiverem disponibilidade para te ajudar és uma pessoa cheia de sorte e vais conseguir ultrapassar os problemas com maior facilidade, se pelo contrário ninguém te pode auxiliar na maior parte das vezes terás que rever a matéria e safar-te por ti mesmo.

Não esperes que a empresa te pague uma formação se terminaste a escola há pouco tempo.

Ninguém quer estar à tua espera

Os teus colegas e o patrão poderão auxiliar-te e dar-te as ferramentas para fazeres o teu trabalho, inclusive poderão perder 1 ou 2 dias para te ensinar o que é básico para poderes ambientar-te ao trabalho, mas depois disso tens que mostrar serviço. As empresas querem tudo para ontem e se tu não consegues dar vencimento ao trabalho existem imensos candidatos para te substituir.

Vais estar atolado de trabalho e vais ser mal pago

O trabalho maçador que ninguém quer fazer vai ser encaminhado para ti durante os primeiros tempos. Vais ter trabalho até não poderes mais e vais receber o salário mais baixo da empresa – isto no caso de não teres formação superior. É assim que quase toda a gente começa e tu não és exceção.

Vais ser pressionado psicologicamente

Se algum colega teu ou o patrão não encomendou a tua contratação serás alvo de pressões psicológicas para testar a fibra de que és feito. Prova que mereces agarrar o lugar e que não foges à primeira contrariedade.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.