Foi criticado pelo seu patrão? Saiba como lidar com a situação

Discussão entre dois profissionais

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 12-08-2015


A crítica, quando não é bem feita ou da forma mais correta poderá trazer grandes problemas para o ambiente de uma empresa.

Todos devemos saber aceitar uma crítica, mas também quem a faz deve ter um cuidados especial na forma como a faz. Um crítica mal feita pode deixar qualquer trabalhador de rastos e criar mau ambiente junto de outros colegas, por isso é importante que quem crítica tenha autoridade moral para o fazer e sobretudo que saiba criticar.

As empresas são um conjunto de pessoas que tentam colaborar em conjunto em prol de objectivos. Esta colaboração é sustentada por relações que podem abalar quando uma crítica não é feita de forma correta ou justa, ou então quando o receptor não consegue aceitar a mesma.

Cursos de Formação com Desconto →

Não é fácil nem para quem faz as críticas como para quem recebe, por isso é sempre bom colocarmo-nos no outro lado da barricada para que possamos ver o problema na sua globalidade e não apenas do nosso lado.

Se para si aceitar uma crítica do patrão é algo difícil de aceitar, procure perceber como pode gerir a situação com as ideias que mencionamos abaixo.

Seja profissional e proativo

Seja profissional a 100% e aceite a critica profissionalmente e não a nível pessoal. Quando recebe uma crítica respire fundo, não se deixe quebrar e mantenha a mesma compostura que sempre teve. Responder a quente ou aceitando a crítica como algo pessoal só irá prejudicá-lo e nunca beneficiá-lo. Mais tarde e calmamente peça uma reunião com o seu patrão para discutir o assunto a sós e esclarecer algum mal entendido que possa ter havido.

Não aceite a críticas como algo pessoal

Este é um dos maiores erros que um empregado pode cometer e que às vezes pode deitar tudo a perder. É complicado gerir uma crítica ou várias em frente a outros colegas de trabalho, mas deve tentar sempre aguentar a sua postura e mais tarde calmamente resolver a situação diretamente com o seu patrão. Por outro lado não deve ficar na defensiva e estar sempre com 7 pedras na mão cada vez que dizem algo sobre si ou mencionam o seu nome – não esteja na vida profissional com essa postura, só sai prejudicado.

Controle as suas emoções e sentimentos

Por mais dura que tenha sido a crítica deverá tentar não misturá-la com os seus sentimentos relativamente a alguém ou mesmo à empresa. Tente primeiro que tudo saber quais as razões verdadeiras da crítica, e se for o caso, demonstre que ficou duramente afetado com a mesma por considerar que foi injusta ou mal fundamentada.

Tendo a crítica sido mal feita, injusta, mal interpretada ou bem feita, você deve tentar gerir a situação com sangue frio e com mais calma tirar conclusões da mesma. Não coloque o seu emprego em risco respondendo de imediato, sem pensar, muitas vezes de forma agressiva, porque por mais razão que tenha vai acabar por perdê-la nesse instante.