Os erros mais comuns em cartas de apresentação

Escrever Carta de Apresentação

Por em Carta de Apresentação


Uma boa carta de apresentação pode muitas vezes decidir o futuro de um candidato, para isso basta evitar que a mesma seja apenas mais uma.

A Internet é pródiga em modelos de cartas pré-feitas, no entanto deverá caber a si a responsabilidade de transformá-la em algo único e original. Uma carta de apresentação quando exigida, é sempre o primeiro documento que o recrutador irá ler, depois disso será feita uma filtragem dos candidatos que irão passar à fase da leitura do seu currículo e posteriormente à entrevista.

O principal erro surge logo em não criar uma carta de apresentação, pela simples razão de que fica um vazio na comunicação com a empresa à qual está a candidatar-se. Uma introdução de dois parágrafos certamente não lhe roubará muito tempo e pode fazer toda a diferença.

Cursos de Formação com Desconto →

Coloque-se do lado de quem recebe as candidaturas, agora imagine que você tem a sua caixa de email com dezenas de candidaturas a uma vaga e todas elas vazias de conteúdo, apenas com o ficheiro do CV em anexo. Você vai abrir algum desses emails?

A carta de apresentação também pode ser transcrita para o email de candidatura e ao mesmo tempo anexada no mesmo, não existe qualquer inconveniente.

Já vimos que a carta de apresentação é extremamente útil e decisiva na sua caminhada até à contratação, não descure uma boa carta e tente evitar os erros mais comuns neste tipo de documento.

Enviar a carta de apresentação com erros

Submeter uma candidatura com uma carta com erros gramaticais ou de expressão é meio caminho andado para a carta ser excluída. Leia a sua carta as vezes que forem necessárias para detetar essas e outras falhas. Peça também uma ajuda a um familiar ou amigo, quatro olhos vêem melhor que dois.

Enviar uma carta genérica

Enviar uma carta que utilizou com base num modelo tradicional sem modificar muito a sua génese, não será um bom pronúncio para a sua candidatura. Os recrutadores recebem centenas de cartas com modelos idênticos, mas o que eles procuram mesmo são documentos originais e que cativem a sua leitura.

Não escrever todas as informações corretamente

É comum surgirem cartas com endereços incorretos ou até mesmo com o nome da empresa trocado, isto acontece porque não foi prestada a devida atenção nas alterações efetuadas para uma nova candidatura. Não cometa este tipo de erros, são demasiado óbvios e desagradáveis para quem lê.

Carta demasiado curta ou longa

Não existe um tamanho definido para uma carta de apresentação, no entanto deverá ter uma descrição com um tamanho dentro do razoável. Entre dois e três parágrafos será o ideal.

Não demonstrar exemplos concretos

Numa carta de apresentação você deve conter informações e exemplos de como você pode resolver problemas e em que circunstâncias isso pode acontecer. Afinal você está a candidatar para suprimir uma ou várias necessidades da empresa, e é isso que o recrutar quer saber antes de tudo mais.

Não expressar interesse pelo cargo

Uma carta de apresentação deve ser apelativa, cativante, mas ao mesmo tempo motive o recrutador a contratá-lo(a). Expresse algum interesse no cargo criando uma carta dirigida ao posto em questão.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.