Dicas para tirar partido de uma feira de emprego

Feira

Por em Aconselhamento


Se está desempregado uma das formas de encontrar vagas com alguma quantidade é participando em feiras de emprego que ocorrem em diversos pontos do país.

Tanto Universidades como empresas privadas e públicas organizam todos os anos feiras ou eventos de emprego.

Muitos desses eventos são pouco divulgados a nível nacional. O objetivo principal poderá ser o de recrutar gentes locais, mas também a limitação do número de vagas poderá condicionar a promoção do evento. É preciso estar atento e seguir os eventos nas redes sociais para estar a par de novos desenvolvimentos.

Cursos de Formação com Desconto →

Estas feiras trazem até aos seus participantes empresas de vários ramos ou apenas de uma área (tudo depende da organização), que procuram bons trabalhadores e querem testá-los presencialmente. A desvantagem destes eventos é a grande competitividade, mas hoje em dia onde é que isso não acontece?

Prepare-se para a feira

A preparação é tudo para conseguir destacar-se neste tipo de eventos. Uns dias antes procure informar-se das empresas que irão participar, trate de atualizar o seu currículo e preparar umas respostas às questões que certamente lhe irão fazer. Não se esqueça também de atualizar os seus perfis sociais nomeadamente o do LinkedIn.

Se você é um recém graduado com espírito de iniciativa leve para a feira cartões de visita pessoais e marque pela diferença. Todos os seus colegas nas mesma circunstâncias irão apenas levar o currículo e nada mais. Se levar cartões de visita verifique se o aspecto deles é profissional, se tem os contactos atualizados e se menciona o seu portfolio ou website neles.

Pesquise as empresas

Sabendo quais as empresas que vão atender numa feira é meio caminho para se inteirar sobre a sua história, o que fazem, o que produzem e que pessoas procuram. Toda a informação que conseguir obter através do Google, Facebook ou o LinkedIn é fundamental para a conversação que irá ter com os responsáveis presentes na feira.

Mantenha-se interessado

Quando entrar na feira irá sentir-se pequeno e nervoso uma vez que as empresas são bastantes assim como os candidatos presentes. Leia a sua lista de apontamentos para que não perca nada do que tem que fazer e abrace a primeira empresa do seu interesse. Na conversa, tente não desviar o olhar, olhar para o relógio ou mesmo virar a cara. Mostre-se interessado e atento ao que lhe dizem.

Faça questões

Se você fez bem o trabalho de casa terá certamente informações valiosas sobre as empresas do seu interesse. Aproveite esse conhecimento para questionar o responsáveis presentes sobre situações de trabalho de campo que desconhece, interligando com aquilo que você já sabe sobre a empresa.

Ir a uma feira não é só picar o ponto mostrando o seu CV, você tem que mostrar-se interessado em conseguir um trabalho e isso é demonstrado quando você é curioso sobre aquilo que a empresa faz e como faz.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.