Dicas para tirar mais partido das suas candidaturas

Homem confuso no computador

Por em Desemprego


Hoje com a Internet é muito fácil alguém candidatar-se a um emprego, no entanto essa facilidade toda propícia o desleixo e o abuso por parte dos candidatos.

É importante submeter candidaturas mas não é o número de vezes que o faz que conta mais para avaliação, mas sim a qualidade com que submete essas mesmas candidaturas. É importante ter o discernimento para ver que a quantidade não significa qualidade e que ao submeter candidaturas a cada anúncio que surge na Internet só o vai prejudicar e nunca beneficiar.

Além dos software profissionais que existem e que filtram currículos, também há que contar com a disposição do responsável de recrutamento que irá ler o seu currículo. Imagine que essa pessoa recebe o seu currículo em mais de 10 anúncios de emprego – é um pouco chato não é?

Cursos de Formação com Desconto →

As empresas quando submetem um anúncio enviam-no para diversos sites de emprego que por sua vez estes ainda enviam para os seus parceiros. No total o mesmo anúncio poderá estar inserido em mais de 30 sites e você tem que ter a capacidade de perceber que já se candidatou ao mesmo anúncio numa outra fonte.

É importante tomar certas precauções e não enviar candidaturas apenas porque sim, porque tem que ser, tem de haver um objetivo concreto e uma vontade de ocupar aquele cargo.

Especifique claramente as suas competências

Não basta dizer que você faz ou você é, você tem que demonstrar claramente que tem essas competências e por isso tem que mostrar exemplos.

Imagine que você é Técnico de Laboratório e que aplicou uma técnica que aprendeu no passado e que obteve X resultados. Neste caso exemplificativo, você demonstrou algo e resolveu um problema – é isso que as empresas procuram.

Procure ofertas que coincidam com as suas experiências do passado

Não adianta candidatar-se a anúncios que não tenham nada a haver consigo pelo simples facto de que você não está a concorrer sozinho, e que certamente irá surgir alguém com experiência naquele ramo. Nenhuma empresa vai dar uma oportunidade a alguém sem experiência, a não ser que isso seja um requisito.

Insira as suas qualificações na carta de apresentação

É sempre importante anexar uma carta de apresentação ou redigir um texto de apresentação quando submete uma candidatura. Nesse texto, que deve ser curto e conciso, enumere as suas qualificações.

Explique que você será uma boa aposta para o cargo

Não diga que você será a melhor pessoa para o cargo até porque você desconhece as outras candidaturas, em vez disso enumere alguns fatos que o tornam o seu perfil uma mais valia para o cargo.

Negoceie sempre qualquer coisa

Não se deixe afetar pelo clima de insegurança no mercado de emprego em Portugal, você tem as suas qualidades enquanto profissional e deve ser pago de acordo com elas.

Tente informar-se sobre os salários da sua área profissional e estabeleça um limite do qual não pode passar.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.