Dicas para aumentar a sua produtividade no emprego

Produção

Por em Aconselhamento


Uma das dificuldades que as empresas enfrentam está relacionada com o nível da produtividade e o empenhamento dos seus colaboradores, o que pode afetar consideravelmente os lucros da mesma.

Quase todos os meses ouvimos na televisão que Portugal necessita de aumentar a sua produtividade para ser competitivo ao nível da economia. Essa produtividade está associada ao empenho de todos os colaboradores, mas também requer por parte das empresas condições de trabalho condizentes com os objetivos traçados e exigidos aos colaboradores.

Mas também não compete apenas às empresas o papel de incentivar as suas equipas de trabalho, também os colaboradores tem a sua cota parte de responsabilidade – é também por isso que são remunerados.

Cursos de Formação com Desconto →

Muitos profissionais conseguem auto motivar-se para o trabalho que desempenham, no entanto isso é algo difícil de conseguir todos os dias e requer uma grande dose de confiança em si próprio e nas suas capacidades enquanto profissional.

Quando no emprego, em casa ou com os amigos a vida corre na perfeição, torna-se tudo mais fácil, as dificuldades surgem quando um dos pilares quebra, e aí é necessário recorrer a outras formas de estímulo pessoal para equilibrar os níveis de produtividade.

Seguem algumas dicas para o ajudar a conseguir motivar-se para produzir mais e melhor.

Mantenha-se apaixonado

Fazer o que se gosta é sinónimo de produtividade elevada, por isso tente fazer aquilo de que gosta e aquilo que sabe fazer melhor. Também cabe às empresas saber encontrar o ambiente certo para cada colaborador, para que este se sinta confortável e apaixonado naquilo que faz.

Concentre-se onde é mais produtivo

Muitos profissionais querem abraçar diversos desafios para mostrarem o quanto versáteis são, no entanto isso prejudica-os porque acabam por não ser especialistas numa determinada função. É importante que você se concentre naquilo que é realmente bom a fazer e onde produz mais e melhor.

Termine as tarefas mais difíceis primeiro

Um dos segredos da produtividade é agarrar as tarefas mais difíceis e demorosas em primeiro lugar, deixando para mais depois as mais fáceis e rápidas de executar. Se algo inesperado acontecer, você poderá ainda ter tempo para compensar uma vez que deixou para o fim o que é mais rápido. Ao mesmo tempo o final das tarefas torna-se mais simples o que o motiva ainda mais para terminá-las.

Não faça trabalho desnecessário

Se você estiver a fazer trabalho que não deveria ser feito daquela maneira, ou deveria estar delegado a outra pessoa, por favor não o faça. Explique o seu ponto de vista ao seu superior, e demonstre que pode ser mais produtivo não fazendo essas tarefas.

Mantenha-se informado

Um trabalhador informado e atento ao mercado onde a sua empresa se insere torna-se mais calculista e capaz de resolver problemas que o impedem de produzir melhor. Aproveite para obter mais conhecimento nas horas vagas e verá que a sua performance aumentará mês após mês.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.