Devo referenciar um amigo na empresa onde trabalho?

Aperto de mão

Por em Aconselhamento


Para os nossos amigos desempregados qualquer oportunidade serve para conseguir um emprego, mesmo até onde nós trabalhamos.

Não é uma situação fácil de gerir, por um lado você não quer ser desagradável para os seus amigos, mas por outro pode ver neles poucas qualidades ou nenhuma experiência no ramo da sua empresa.

É compreensível que eles lhe perguntem se você não consegue um lugar onde trabalha, mas também fique consciente que é a sua reputação que está em jogo. Você ao estar a indicar alguém à sua empresa está a colocar as mão no fogo por ela, e apesar de as empresas hoje preferirem contratar com base em referências você pode ter dissabores no futuro.

Cursos de Formação com Desconto →

Se na sua perspectiva um emprego na sua empresa não é o indicado para o seu amigo e ele continua a insistir consigo, você tem que falar com ele e tomar uma atitude que não lhe prejudique.

Você concorda em ajudar o seu amigo a conseguir esse emprego mas de forma subtil

Esta opção só deve ser tomada se o seu amigo pelo menos tem algumas características que se enquadrem na sua empresa. Se por ventura ele não tem a formação ou experiência adequada você vai estar a arriscar bastante o seu nome.

Explique ao seu amigo que aquele emprego não é o indicado para ele

Deve tentar junto do seu amigo perceber o estado de espírito e aceitação dele em relação a algumas questões que lhe deve colocar, nomeadamente em relação a horários, salário, ambiente de trabalho e pontos negativos da sua empresa. Mediante a reacção dele deverá agir em conformidade.

Responder com uma desculpa

Por vezes é importante desculpar-se para evitar mal maiores, e neste caso você poderá ter tido uma má experiência no passado que não quererá repetir. Também pode querer preservar a amizade não misturando a mesma com o trabalho. São razões válidas que deve expor ao seu amigo tentando dialogar com ele.

Ajude antes o seu amigo a entrar numa outra empresa

Você já trabalha há muitos anos no ramo e conhece outras empresas onde talvez possa encaixar o seu amigo. Faça um esforço no sentido de tentar recomendá-lo a uma ou duas empresas com quem tem fortes relações profissionais.

Você não está interessado mesmo em referenciar o seu amigo

Neste caso não há volta a dar, você deve ser franco com ele e abrir o jogo em relação à sua opinião. Sem desculpas e sem rodeios você deve dizer-lhe o porquê de não aceitar referenciá-lo, e fazer com que ele perceba que isso não pode de maneira alguma interferir na relação de amizade entre os dois.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.