Devo candidatar-me a um emprego para o qual não tenho qualificação?

Mulher pensativa

Por em Desemprego


Todos os dias milhares de candidatos submetem a sua candidatura a anúncios para os quais não têm qualificações, muitas vezes sem lerem os requisitos ou por insistência.

Um pormenor pode marcar a diferença, e apesar de as empresas especificarem os requisitos não significa que você não possa ter uma palavra a dizer. Se uma empresa procura alguém com 10 anos de experiência e com MBA e você tem apenas 5 ou 6 anos de experiência você não vai deixar de se candidatar certo?

Tudo tem por base a racionalidade. Se uma empresa pede licenciados e você tem o 12º ano, ao candidatar-se ao emprego está a perder o seu tempo e o da empresa. Além disso você fica marcado naquela empresa por má conduta e acaba por ver as portas fecharem-se para novas vagas na mesma.

Cursos de Formação com Desconto →

Candidatar-se ou não candidatar-se

Primeiro que tudo você deve reflectir se está pouco qualificado ou não para o emprego que pretende. Se sim, deve tentar por todos os meios obter mais qualificações.

Por outro lado tem de colocar na sua cabeça que não é preciso ter 100% das qualificações exigidas nos anúncios para se candidatar. Muitas vezes as empresas editam os anúncios passado uns dias para diminuir as exigências. Nessa altura já você tinha visto o anúncio uns dias atrás e acabou por não se candidatar, perdendo assim uma oportunidade.

Outra solução poderá ser a de contornar a vaga candidatando-se aos quadros da empresa. Por exemplo, se uma empresa tem uma vaga para alguém com 10 anos de experiência e você tem apenas 2, você poderá tentar descobrir o site da empresa em questão e submeter a sua candidatura espontânea. Indirectamente você está a candidatar-se à vaga em aberto mas sem se comprometer com os requisitos exigidos nela.

Enalteça os seus pontos fortes

Os requisitos de um anúncio de emprego são para ser lidos e revistos juntamente com o seu curriculum vitae. Se por ventura você falha em algum requisito, mas por outro lado você até tem esse requisito mas escrito de uma outra forma, você deve primeiro reescrever o seu currículo para que bata certo com o anúncio de emprego, e depois deve candidatar-se.

Um exemplo. Uma empresa pede alguém que tenha experiência em gestão de pessoas no local de trabalho, e você não tem esse requisito no entanto você tem experiência em gestão de equipas de voluntariado – faça a sua candidatura ao anúncio por favor.

Não lhes diga que você é bom, mostre

O currículos não resolvem problemas nas empresas, você sim. Não envie apenas o seu CV, mostre que a sua experiência, qualificações e competências podem ajudar a empresa a resolver problemas. Junto com a sua candidatura envie uma carta de apresentação enaltecendo as suas qualidades para a função e como pode ajudar a empresa a resolver problemas.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.