Devo aceitar um emprego com um salário mais baixo?

Calculadora e moedas

Por em Aconselhamento


Ao longo da nossa carreira queremos atingir objetivos, ocupar os melhores cargos e ganhar o máximo dinheiro possível e não o inverso.

Há alturas na vida que é preciso dar um passo atrás para mais tarde dar dois em frente, e isso é algo que nem toda a gente percebe ou está disposta. É perfeitamente aceitável passar de um emprego bem remunerado para outro com um salário mais baixo, mas isso dependerá de outros fatores a considerar.

Cursos de Formação com Desconto →

Quando a felicidade é a prioridade

Até podemos ganhar bom dinheiro mas podemos ser infelizes naquilo que fazemos ou com quem lidamos todos os dias. O dinheiro não é tudo na vida, e se for possível aguentar o corte de salário para poder ser mais feliz, esse poderá ser um caminho a seguir.

Funcionará melhor para a sua família

Empregos bem pagos são também bastante exigentes. Você poderá perder o contacto com a sua família durante os dias úteis e ao fim-de-semana para estar a trabalhar. É importante ver todos os dias a sua esposa, estar com os seus filhos ou até mesmo ver o seu cão, e se receber uma oferta com um salário menor mas com um horário mais flexível talvez seja boa ideia medir os prós e os contras.

Você quer mudar de carreira

Se você atingiu o topo ou não consegue progredir mais e existem outras áreas onde gostaria de exercer funções, talvez pense em ganhar menos dinheiro mas trabalhar em algo diferente adquirindo novas competências. Existem áreas profissionais que simplesmente estagnam num certo patamar, e outras que permitem ir subindo mais patamares ou mesmo permitir a recolocação noutras áreas mais interessantes com mais oportunidades de carreira.

Você vai mudar de cidade

Se está para mudar a sua residência e recebe uma oferta de emprego com um salário mais baixo é sempre importante colocar todos os pesos na balança. É normal, que chegado a uma nova cidade e a uma nova empresa, o salário não seja tão elevado como aquele que aufere na empresa onde se encontra e onde já trabalha há alguns anos.

Observação

Acima tudo é importante tomar a decisão mais correcta em consonância com a família e ouvindo os amigos ou familiares mais próximos. A decisão terá que ser em consciência e sem qualquer tipo de receio ou medo de falhar. A vida é feita de desafios, e um salário mais baixo irá criar dificuldades em termos financeiros mas poderá abrir-lhe portas para um futuro mais risonho.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.