Como escrever um email de candidatura a um emprego

Escrever no computador

Por em Desemprego


Hoje em dia o método preferencial de contacto com uma empresa quando procuramos emprego é a Internet, mais precisamente o email.

O email de candidatura é muito mais importante do que algumas pessoas podem pensar, e quando você está a submeter uma candidatura num qualquer website de emprego a mesma é enviada tal e qual como escreveu – por email.

Independentemente de ser um humano ou uma máquina a ler os seus emails de candidatura você tem sempre que dar o seu melhor e fazer as coisas bem feitas, e às vezes não é por perder mais 2 minutos a elaborar um bom email que vai desestabilizar a sua vida. Depois ainda há a questão dos sistemas automáticos de filtragem que nem todas as empresas possuem, mas que recebem esses emails e filtram logo o que é desejável e o que não é. Se o seu email de candidatura é igual para todos os empregos, é natural que o mesmo possa nem sequer ser lido.

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Vamos então perceber como é possível escrever emails profissionais de candidatura para conseguir sobressair.

Mantenha o título curto

Se está a enviar o email diretamente para a empresa sem qualquer website como intermediário você terá que escrever o título ou assunto do email. Esse campo não deverá ter mais do que 10 palavras sendo que o ideal será até 6. Quando mais curto e objetivo for o título melhor mais atenção e ação cria no receptor.

Seja breve e objetivo

Um email de candidatura não deverá ter mais do que 2 ou 3 parágrafos, portanto você tem que resumir em poucas palavras o que há de melhor em si e no seu perfil. Tente colocar as principais palavras-chave no primeiro parágrafo.

Inclua o título do anúncio de emprego

É importante mencionar o título do anúncio de emprego no seu email não só para que a pessoa que lê saiba a qual anúncio pertence a sua candidatura mas também para evitar ser bloqueado por sistemas de filtragem.

Inclua uma assinatura

A assinatura de email pode conter pouca informação mas é um local propicio para mencionar por exemplo perfis sociais ou o seu currículo digital. Qualquer cliente de email tem essa função e você pode até adicionar imagens.

Releia o que escreveu

É importante que depois de ter escrito o seu email de candidatura o releia antes de enviar. Faça-o pelo menos umas duas vezes para ter a certeza que nenhum erro possa manchar a sua candidatura.

Não se esqueça dos anexos

Não se esqueça de anexar os anexos necessários como o seu currículo ou outros documentos de interesse. É importante que o título deste arquivos possam conter o seu nome mas também a função à qual se candidata ou a área onde pretende atuar.

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