Deixe de pedir tantas vezes desculpa no trabalho

Mulher com a mão na boca

Por em Aconselhamento


Desde pequenos que somos ensinados a pedir desculpa pelas nossas asneiras, e nessas idades nunca é demais fazê-lo. Quando chegamos à idade adulta levamos connosco esse ensinamento de boa educação e pedimos desculpa por tudo e por nada, mesmo quando não temos que o fazer.

Um estudo da Universidade de Waterloo no Canada confirma que as mulheres pedem imensas vezes desculpa, até em situações casuais em que bastava um simples olá ou adeus. A necessidade de se sentir bem consigo própria e de libertar qualquer responsabilidade poderá atenuar essa vontade de desculpar-se.

As mulheres são biologicamente mais harmoniosas e carinhosas e a necessidade de pedir desculpa é um descarregar de consciência. Independentemente de haver ou não necessidade de o fazer, a mulher vai sentir-se em paz consigo própria e com mais tranquilidade do que se não o fizesse.

Cursos de Formação com Desconto →

O mesmo estudo concluiu que o homem, por sinal, tem receio em pedir desculpa por achar que esse gesto poderá indiciar fraqueza ou porque não quer assumir a responsabilidade dos seus atos. Quando eles pensam que erram, sem sombra de dúvidas, eles pedem desculpa, tanto quanto as mulheres, mas se acham que erram pouco ou quase nada nesse caso o pedido de desculpa fica normalmente na “gaveta”.

Um pedido de desculpa é sempre importante dentro ou fora do local de trabalho, mas estar sempre a pedir desculpa por qualquer coisa que faça bem ou mal vai acabar por perder o respeito dos outros colegas.

O que é que você pode fazer para combater isso?

  1. Tente perceber quantas vezes pede desculpa e em que circunstâncias o faz. Compare as diversas situações e identifique aquelas que deve efectivamente pedir desculpa e as outras em que é escusado;
  2. Guarde os seus pedidos de desculpa para quando são realmente necessários. Se esqueceu de colocar açúcar no café do seu colega não precisa de pedir desculpa, diga-lhe que da próxima vez não se irá esquecer;
  3. Troque o pedido de desculpas por outras frases como por exemplo: “Obrigado pela sua disponibilidade”.

Resumindo, o estudo conclui que os homens sabem lidar bastante melhor com a desculpa do que as mulheres, que por sinal sofrem de um síndrome de pedido de desculpas, no entanto é possível de ultrapassar se a pessoa em causa interiorizar que tem de mudar o seu comportamento e adoptar outra estratégia de comunicação.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.