O que são Cursos de Especialização Tecnológica (CET)?

Cursos de Especialização Tecnológica (CET)

Por em Competências


Os Cursos de Especialização Tecnológica também designados como CET, são cursos de nível 5 (antigo nível 4) que complementam o ensino secundário.

Estes cursos podem ter uma duração até 1 ano e são perfeitos para quem quer especializar-se em algo, mas que não pretende tirar um curso superior. Além do custo ser mais reduzido também a carga horária é mais leve e mais curta que numa licenciatura.

Cursos de Formação com Desconto →

Qual a equivalência de um CET?

Em termos de nivelação os CET situam-se entre o ensino secundário e o ensino superior, tendo uma equivalência de nível 5 (anterior nível 4).

Porque devo tirar um CET?

Um CET tem um nível alto muito próximo de uma licenciatura. Os seus programas assentam e bases do ensino superior e por isso são considerados cursos técnicos superiores.

Se quer especializar-se na sua área profissional e obter um nível superior, um CET poderá ser a solução mais vantajosa.

Quais as condições de acesso?

  • Ensino secundário ou equivalente completo;
  • 10º e 11º anos do ensino secundário completos e inscrição feita no 12º ano ainda que não tenha concluído;
  • Qualificação de nível 3;
  • Qualificação de nível 5 ou superior que queira adquirir novos conhecimentos.

Um Curso de Especialização Tecnológica divide-se em 3 partes distintas, a componente de formação geral e cientifica, a componente de formação tecnológica e a componente em contexto de trabalho (estágio de final de curso).

Estes cursos de especialização são fundamentais para o tecido empresarial português, que necessita de mão de obra especializada mas que as Universidades não conseguem escoar, quer por motivos de quantidade quer por motivos programáticos dos cursos superiores.

Os Cursos de Especialização Tecnológica podem ser ministrados por estabelecimentos de ensino superiores ou não superiores, bastando estarem certificados pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho.

Uma das grandes vantagens dos CET é que permitem queimar etapas através dos créditos ECTS que vigoram no ensino superior graças ao processo de Bolonha. Assim se o aluno quiser prosseguir estudos mais tarde pode ficar com alguns módulos concluídos em detrimento do percurso efetuado no CET.

A quantos créditos equivale um CET?

Os CET em geral equivalem entre 60 a 90 créditos ECTS.

Como poderei saber se um CET está homologado?

Na Direção Geral do Ensino Superior existe uma comissão que assegura e acompanha a regulamentação do funcionamento dos CET, para que possam ser criados novos cursos prioritários para o mercado de trabalho, mas a comissão também avalia a extinção de cursos com pouca saída ou desnecessários para o mercado de trabalho. Esta tarefa é aplicada a todas as zonas do país individualmente, porque as necessidades do mercado e a natureza dos desempregados também diferem de zona para zona.

Para consultar a lista de cursos CET registados aceda ao endereço seguinte: DGES Registo de CET.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.