Criar um Portfólio Online para conseguir um emprego

Computador Portátil

Por em Competências


Nas áreas profissionais ligadas às artes é bastante comum os recrutadores exigirem um Portfólio, que pode ser online, mas será que é assim tão importante?

De facto é bastante importante ter um Portfólio, muitas vezes ainda mais do que o próprio curriculum vitae. O Portfólio não é nada mais do que uma montra dos seus trabalhos, tenham sido eles realizados nos seus anteriores empregos ou mesmo por conta própria.

Com o desemprego em níveis elevados, principalmente nas faixas etárias mais jovens, os trabalhos em regime freelance ganham cada vez mais adeptos que naturalmente criam imensos Portfólios que podem ou não ajudar a conseguir um emprego.

Cursos de Formação com Desconto →

Em áreas profissionais que envolvem uma componente artística, como é o caso do web design, design gráfico, fotografia, arquitetura, etc., torna-se fundamental criar um Portfólio. Este pode ser para apresentar trabalhos realizados a novos clientes, mas também a recrutadores que estejam à procura de candidatos dentro do mesmo perfil.

Nunca devemos enjeitar a oportunidade a criar de um Portfólio se temos qualidade naquilo que fazemos. Nunca sabemos o que pode vir a acontecer no futuro, mas certamente que muitas pessoas irão vê-lo e partilha-lo.

Existem imensos casos pelo mundo fora de artistas recrutados pela Internet. Em alguns desses casos o próprio candidato nem preenchia todos os requisitos exigidos para a vaga, no entanto conseguiu ficar com o posto através da qualidade dos trabalhos contidos no seu Portfólio.

Principalmente no estrangeiro, mas também já tem acontecido em Portugal, algumas empresas atentas ao mercado recrutam colaboradores ainda na fase de estudos podendo até nem terminar as suas graduações. Para estas empresas o mais importante é a qualidade do trabalho executado e o talento do individuo, o que comprova que um bom Portfólio pode superar até as qualificações.

Um bom Portfólio tem de estar sempre disponível para consulta, e é aí que a Internet desempenha um papel fundamental. Caso possa associar o seu Portfólio online aos seus perfis sociais, além de conseguir uma maior exposição qualquer empresa ou recrutador que esteja à procura de candidatos conseguirá ver os seus trabalhos e formar uma opinião sobre si.

Não se esqueça de incluir no seu Portfólio online os seus contatos e mantenha a informação atualizada, inclusive com novos trabalhos.

Existem diversas formas de ter o seu Portfólio online, indicamos algumas:

Criar um blog

Ter um blog hoje em dia é extremamente fácil e rápido. Poderá optar por criar você mesmo um de raiz adquirindo um domínio de Internet e um alojamento, procedendo depois à instalação do seu blog, ou então criá-lo diretamente numa entidade dedicada para esse efeito como é o caso do Sapo Blogs, o WordPress ou o Blogger.

Criar um website

Criar um Portfólio a partir de um website é uma tarefa um pouco mais difícil mas não impossível. Tal como para criar um blog, será necessário novamente adquirir um domínio de Internet e alugar um espaço de alojamento para os ficheiros do site.

Poderá criar um site estático com recurso às tecnologias HTML e CSS, mas se por ventura for mais ambicioso e querer algo mais dinâmico, poderá recorrer também à linguagem de programação PHP.

Existem imensos tutoriais na Internet que ensinam estas linguagens de programação, que são as mais usuais e famosos em todo o mundo.

Outras ferramentas online

Além das ferramentas que existem para criar blogs existem também aquelas indicadas para criar um Portfólio online. Estes websites permitem criar passo-a-passo um Portfólio para diversas áreas profissionais, de forma simples e gratuita.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.