Como utilizar o Facebook para conseguir uma entrevista

Facebook

Por em Aconselhamento


Todos os dias centenas de empresas procuram no Facebook informações sobre candidatos que recebem dos anúncios que publicam na Internet, muitos deles são rejeitados pelos seus perfis na rede social.

As redes sociais estão hoje extremamente enraizadas na sociedade, e tal como nós as procuramos para nos mantermos ligados a outras pessoas ou informações, também as empresas as procuram para se darem a conhecer e ao mesmo tempo investigarem os candidatos.

Os candidatos que normalmente não têm preocupações com a sua privacidade na rede acabam por ficar em desvantagem uma vez que todo o seu percurso é exposto publicamente. Qualquer palavra ou frase menos conseguida, fotos comprometedoras ou atitudes pouco respeitáveis, podem deitar por terra uma candidatura, um currículo ou esforço profissional que pode não ser comprovável por referências.

Cursos de Formação com Desconto →

Mas pode não bastar ter o seu perfil limpo e uma vida social pacata, é possível usar todo o potencial do Facebook para melhorar ainda mais o seu perfil profissional.

  • Se leva a vida profissional a sério mas o Facebook não espelha esse seu lado trabalhador, coloque um endereço do seu perfil do Linkedin para que as empresas possam saber mais do seu lado profissional.
  • Inclua informações ligadas a organizações ou associações às quais pertence, podem não ser informações relevantes para os seus amigos mas podem ser úteis às empresas. Se por exemplo uma empresa procura um TOC e este pertence à OTOC será certamente uma mais valia comparativamente com outros candidatos.
  • A responsabilidade social é hoje uma bandeira para grandes empresas multinacionais, e conseguir aliar a isso colaboradores com a mesma predisposição em ajudar o próximo, o ambiente ou a sociedade em geral, melhor ainda. Se é voluntário, pertenceu a alguma organização ou ajuda regularmente em alguma, são tudo informações preciosas que deve incluir no seu perfil do Facebook.

Tenha sempre em consciência que o que publica pode ser visto por outras pessoas através dos seus amigos, é conveniente ser responsável pelas atitudes que se toma nas redes sociais e as consequências que advêm desses comportamentos.

Verifique as suas configurações de privacidade do Facebook para ter noção daquilo que quer ou não partilhar com os seus amigos, amigos dos seus amigos ou qualquer pessoa que aceda ao seu perfil.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.