Como ultrapassar 3 frustrações comuns a todos os desempregados

Homem frustrado

Por em Desemprego


Estar desempregado não é fácil, exige um grande auto-controlo e causa enorme desgaste psicológico naqueles que vivem este drama.

Para manter uma atitude positiva e continuar a procurar emprego sem deixar-se afectar pela situação é importante perceber quais são os obstáculos que resultam dessa frustração e angústia, e tentar perceber como combatê-los.

Encontre os empregos corretos

A diversificação é fundamental para não ficar frustrado, pelo menos tão depressa. Se você procura emprego sempre nas mesmas fontes é normal ficar frustrado quando não vê anúncios adequados ao seu perfil ou fora da sua área.

Cursos de Formação com Desconto →

Hoje com as redes sociais é possível filtrar ainda melhor esses anúncios. No Twitter por exemplo você pode seguir apenas anúncios de determinadas empresas com determinadas palavras-chave. No Facebook também pode filtrar o feeds de notícias com base em empresas segmentadas por si.

Também muitos sites de emprego permitem receber alertas de emprego para a sua zona geográfica, área profissional ou palavras-chave. Assim poupa tempo e recebe apenas os anúncios que lhe dizem respeito.

Submeta o volume adequado de candidaturas

É difícil estipular um número certo para o envio de candidaturas, assim como a altura ideal para as enviar, depende muito da sua disponibilidade, vontade e tempo para analisar com frieza todos os anúncios daquele dia ou semana.

Agrupe anúncios com parâmetros idênticos e verifique se algum deles é cópia do outro. Submeta candidaturas conjuntas com um CV adaptado, poupando tempo e recursos.

Quando encontrar anúncios mais elaborados e com mais especificações deve tentar avaliar individualmente cada um e adaptar a sua candidatura aos requisitos pedidos.

Lidar com a incerteza e rejeição

É difícil aceitar quando a nossa candidatura é rejeitada, quando não recebemos uma resposta por telefone ou nem sequer um email. Ficamos desorientados sem perceber se o erro foi nosso, qual foi o erro e como podemos corrigi-lo.

É difícil de perceber o silêncio, mas também devemos colocar-nos no lugar de quem faz a filtragem de candidaturas. São centenas e às vezes milhares de currículos recebidos por dia, com menos gente a operar devido a questões de redução de pessoal e ainda existem os softwares que conseguem filtrar cerca de 75% das candidaturas digitais.

Não é só a si que não respondem, são milhares de pessoas que não recebem resposta às suas candidaturas todos os meses. É um mal que está enraizado no mercado de emprego nacional e que temos que saber lidar com ele.

Otimize bem o seu CV e escreva sempre um texto na sua candidatura com as palavras-chave corretas. Só tentando de várias formas vai conseguir ter a percepção dos diferentes resultados que obtém.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.