Como sobreviver com pouco enquanto procura um emprego

Cortar Cartão de Pagamentos

Por em Desemprego


Se ficou desempregado há pouco tempo, se não tem acesso ao subsídio de desemprego ou simplesmente este está a terminar o prazo, terá agora que pensar em sobreviver enquanto não consegue encontrar um novo emprego.

Se estiver a usufruir do subsídio de desemprego e este tiver um prazo curto é importante começar a pensar já no que pode fazer quando este terminar, ou mesmo procurar algo que possa fazer antes de isso acontecer. Uma coisa é certa, se não conseguir encontrar um trabalho a tempo inteiro dificilmente irá receber o mesmo que o seu subsídio, mas também deve pensar em preservá-lo se conseguir.

Cursos de Formação com Desconto →

Uma forma de preservar o subsídio de desemprego é trabalhar para gerar dinheiro, e isso pode fazê-lo de duas formas:

  • Primeiro, pode tentar entrar no mundo dos freelancers. Se você tiver uma aptidão especial como desenhar, pintar, trabalhos manuais, artesanato, etc. você pode aproveitar esse dom para criar e vender produtos ou serviços como freelancer. A Internet disponibiliza ferramentas e portais para você conseguir expor as suas criações ou o seu perfil sem grande esforço e com grande alcance;

  • Segundo, você pode por outro lado tentar encontrar um trabalho temporário. Hoje e devido à conjuntura actual, muitas são as empresas que precisam de trabalhadores de curto prazo para satisfazer necessidades temporárias. Analisando bem as propostas talvez haja uma vaga interessante que o mantenha ocupado temporariamente e assim pode suspender o seu subsídio pelo menos por algum tempo.

Não são as situações ideais mas pense o seguinte, muitas são as pessoas que hoje e devido às difíceis circunstâncias em que vivem que se dedicaram aos pequenos negócios, aos serviços por conta própria e em alguns casos foram notícia na Internet ou na Televisão. Com empenho, dedicação e profissionalismo qualquer pessoa pode conseguir sobreviver do que faz em casa ou pelo menos consegue ter algum fundo maneio para conseguir sobreviver enquanto não encontra um emprego.

O trabalho temporário também não é um trabalho menos digno, antes pelo contrário, o que acontece muitas vezes é que as empresas aproveitam-se do desespero dos trabalhadores para oferecerem más condições contratuais e de trabalho, e por isso é importante analisar bem caso a caso antes de assinar o que quer que seja.

Não deixe de procurar reduzir despesas ou mesmo ter um controlo apertado sobre elas. Também não deve desistir de procurar emprego se o seu pequeno negócio começar a crescer, às vezes pequenos sinais de vendas não significam grandes negócios mas apenas situações esporádicas que reflectem outros factores como as épocas altas por exemplo.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.