Como perder o hábito de chegar tarde ao emprego?

Mulher a beber café da manhã

Por em Aconselhamento


Um dos comportamentos mais negativos que alguém com um emprego pode ter é chegar atrasado constantemente ao local de trabalho.

No privado, não é tolerável pelos patrões na sua generalidade, mas na administração pública são muitos os colaboradores que chegam atrasados ao seu posto de trabalho. Quem tem este hábito recorrentemente e sem que alguém tome medidas, acaba por achar que não é não é nada do outro mundo que mereça especial preocupação – isto até ver o seu emprego em risco.

Chegar a horas não se trata apenas de educação, é uma questão de respeito pelos outros colegas que chegam antes do tempo para preparar o seu dia de trabalho. Alguém que chega sempre a correr e que fica desorientado com tanta coisa para fazer não pode ser uma pessoa muito produtiva.

Cursos de Formação com Desconto →

Então como é que é possível mudar este hábito terrível e começar a chegar a horas?

Tenha uma boa noite de sono

O nosso corpo está habituado a uma rotina de horas de sono e acaba por corresponder de manhã se o sono foi mau ou curto. Se você conseguir deitar-se mais cedo o seu corpo descansa as horas necessárias e desperta mais cedo também. Não estamos a falar apenas dos 5 ou 10 minutos que você chegou atrasado, estamos a falar de uma hora ou mais de sono que o seu corpo ainda precisa.

Mova o despertador de sítio

Se o seu despertador está na sua mesa de cabeceira e você o desliga e volta a dormir, seria importante movê-lo para um local que o obrigasse a levantar para o ir desligar. Se o volume estiver baixo baixo seria importante aumentá-lo para o obrigar mesmo a levantar-se e a ir desligar o despertador.

Mude a sua rotina

O nosso corpo acomoda-se com as nossas rotinas. Se para além de você chegar atrasado ainda toma o pequeno almoço fora antes de entrar ao serviço, você pode e deve começar a tomar o pequeno almoço em casa antes de sair. Isso vai obrigá-lo a levantar-se mais cedo para prepará-lo, mas também tem outro sabor – você vai chegar mais cedo.

Evite o trânsito

Se você sabe que perto das 9 horas da manhã é quando há mais trânsito, procure sair de casa mais cedo para evitar ficar preso na estrada. Se por ventura trabalha perto da empresa, procure utilizar um transporte alternativo como a bicicleta, poupando assim o ambiente.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.