Como evitar ser rotulado de velho no mercado de trabalho

Profissional Senior

Por em Aconselhamento


Esta é uma discussão que hoje não passa despercebida, existe uma enorme discriminação em relação à idade no mercado de trabalho em todo o mundo.

Não se trata apenas de um problema português, também em outros países como os Estados Unidos este fenómeno está a acontecer e a atingir números assustadores. A discriminação pela idade cresceu 40% do outro lado do Atlântico e ameaça subir ainda mais.

As políticas estão desajustadas, não favorecem quem tem experiência e idade, e acumulam-se pessoas nas filas dos centros de emprego sem uma solução à vista. O país está envelhecido, estas pessoas paradas custam imenso aos cofres do Estado, e mesmo assim só se incide nos jovens em vez de se tentar resolver o problema por inteiro.

Cursos de Formação com Desconto →

Mesmo programas específicos como a RTSU 45+ lançado em 2013 não conseguiu atrair demasiadas empresas a aceitar seniores, muito por culpa do elevado regime de impostos a que as empresas estão sujeitas.

Sem as autoridades competentes capazes de ajudar seja de que forma for, é exigido aos candidatos desempregados e mesmo aos que estão empregados um esforço adicional para se manterem motivados e crentes das suas capacidades.

Seguem algumas dicas para essas pessoas conseguirem minimizar essa discriminação.

Crie um perfil no Linkedin

Se você não está acostumado às novas tecnologias vai ter que mudar a sua forma de pensar. Os computadores não são mais uma brincadeira de criança e realmente ajudam-no a estar actualizado com o mundo tecnológico. Ter um perfil no Linkedin é primordial porque trata-se apenas da maior rede social profissional do mundo, onde estão todas as grandes empresas e profissionais.

Deixe o passado onde ele ficou

Pessoas com vários anos de experiência têm muito para contar inclusive no seu currículo. Aproveitar para se livrar de muitas dessas histórias uma vez que as empresas querem saber o que aconteceu mais recentemente. Pode perfeitamente deixar apenas os últimos 10 ou 15 anos de trabalho, e aproveite também para retirar a sua idade. Se lhe perguntarem a sua idade deve responder de acordo.

Leia conteúdos nacionais e internacionais de relevo na Internet

É importante estar actualizado com o que se passa no mundo político mas também no mundo tecnológico ou mesmo na sua área profissional. Existem na Internet ou mesmo nos smartphones e tablets mais recentes muitas ferramentas e aplicações que lhe trazem as notícias actualizadas sobre tudo o que quer saber.

Não aja como se fosse velho

É sempre bom relembrar o passado, os anos 80 e tudo isso, mas cada vez que anda para trás no tempo quando está no meio de uma conversa no local de trabalho ou mesmo numa entrevista, está a dar um tiro no pé. Tenha a sua mente actualizada e esqueça o passado longínquo enquanto estiver a discutir assuntos profissionais.

Seja verdadeiro consigo mesmo

De nada serve você agir ou fazer coisas que não quer ou não gosta só para conseguir ter um emprego ou mantê-lo. Se não se sente feliz consigo próprio deve tentar mudar as suas atitudes. Você não tem que fingir aquilo que não é e deve ser verdadeiro consigo próprio, se está a fazer algo errado só para conseguir um emprego, uma promoção, seja o que for, você está apenas a não ser correto consigo e com os seus ideais.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.