Como Calcular o Salário Líquido

Dinheiro

Por em Empresas


O cálculo do salário líquido permitir-lhe-á perceber a que corresponderá o seu vencimento real, isto é, livre de descontos e impostos. Para isso existem diversos simuladores online aos quais pode recorrer. Note que, alguns deles consideram os valores dos duodécimos dos subsídios de Natal e de férias, caso essa situação se aplique, outros pressupõem o pagamento desses subsídios em meses específicos.

Para o presente ano de 2015, o cálculo do salário líquido terá de ter em consideração as tabelas de IRS para 2015 (publicadas pelo Despacho n.º 309-A/2015 de 12 de Janeiro), claro, mas também os cortes efetuados, como a taxa progressiva para quem trabalha na função pública, ou a sobretaxa extraordinária que corresponde a 3,5%. Na sequência da Reforma do IRS que teve lugar entretanto, e cujos efeitos este ano já se fazem fazer sentir até porque as taxas aplicadas no ano passado são diferentes das atuais, é expectável, segundo anunciado, que alguns trabalhadores sintam até um ligeiro aumento no seu vencimento líquido. Isto aplica-se, sobretudo, aos contribuintes com filhos, aos trabalhadores que auferem um salário até 607 Euros que estão dispensados da retenção mensal, e os funcionários públicos com salários superiores a 1500 Euros, a quem serão restituídos os cortes salariais.

Cursos de Formação com Desconto →

Assim, no cálculo do seu salário líquido deve considerar as tabelas de retenção do IRS para 2015, que depende do estado civil, residência fiscal, regime (geral ou deficientes) e dependentes; os descontos mensais para a Segurança Social que correspondem a 11% do rendimento bruto; e a sobretaxa de IRS de 3,5% aplicada aos salários acima do salário mínimo nacional que é de 505 Euros.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.