Certificação de Formadores – Como Obter o CCP

Como Obter o CCP

Por em Competências


Para poder ministrar cursos de formação em Portugal é necessário estar certificado como formador, ou seja, necessita de obter o CCP (anterior CAP).

A formação é uma das componentes principais para garantir um emprego, mas para que os cursos possam ser uma realidade é necessário haver formadores certificados.

Qual o custo do CCP?

Esta certificação é emitida pelo IEFP e mediante o pagamento das despesas do processo no valor de 50€.

As entidades externas de ensino devidamente homologadas podem fomentar os cursos de formação para a obtenção do Certificação de Competências Pedagógicas e aplicar os seus preços, no entanto o certificado deve ser solicitado ao IEFP, e apenas este o pode emitir.

Cursos de Formação com Desconto →

Antes de obter a certificação a pessoa deverá questionar-se se realmente está disposta a partilhar todo o seu saber e ajudar outras pessoas a receberem os seus ensinamentos. Para ser-se formador é preciso estar aberto a estabelecer relações pedagógicas, saber ouvir mas também ter a capacidade de transmitir conhecimentos de forma natural e adequada.

O perfeito conhecimento da área onde atua, o domínio de ferramentas e técnicas muito próprias devem ser obrigatórias para quem deseja ministrar cursos de formação.

Para poder exercer as funções de formador, a pessoa deverá preencher os seguintes requisitos:

  • Ter uma escolaridade mínima ao nível do 9º ano;
  • Ter todas as capacidades e competências necessárias sobre a área de atuação do curso que pretende ministrar, bem como uma boa capacidade de comunicação e de relação com o público alvo do tipo de curso;
  • Ter tido aproveitamento num curso de formação de formadores homologado antes de 1 de Novembro de 2011 ou ter aproveitamento no curso de certificação para obtenção do CCP;
  • Ter o CCP para poder exercer as funções de formador.

Após a conclusão do curso de formadores do IEFP e após saber que teve aproveitamento é que poderá requerer o CCP. Para isso tem 90 dias para fazer essa requisição ou então terá que pagar uma taxa de penalização de 25€ por atraso.

Estão isentos da obtenção do Certificado CCP aqueles que já tenham habilitações profissionais de docência.

Validade do CCP

O anterior CAP tinha uma validade de 5 anos, mas o CCP não está refém de uma data especifica de acordo com a Portaria nº 1119/97 de 5 de Novembro de 2011.

Mais informações

Deverá contactar o IEFP através dos seguintes contactos:

  • Email: cnqf@iefp.pt
  • Telefone: 808 200 670

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.