As pausas no emprego são importantes. Saiba porquê

Café

Por em Aconselhamento


As empresas estão sujeita por lei a disponibilizar pausas aos seus trabalhadores durante o período de laboração, algo que muitas vezes não é respeitado na integra.

As pausas são fundamentais para relaxar, ingerir alimentos, desviar o olhar ou deixar de pensar em trabalho por uns escassos minutos. Muitos trabalhadores, por iniciativa própria, acabam por nem sequer largar o seu posto de trabalho comendo qualquer coisa enquanto trabalham ao mesmo tempo, um mau hábito que compromete a sua saúde e rendimento.

Não é por trabalhar mais 10 ou 15 minutos por dia durante a pausa que faz de si um melhor trabalhador, podendo mesmo prejudicá-lo uma vez que continua a trabalhar ininterruptamente sem descanso. No final de uma semana você vai sentir-se esgotado, fisicamente e psicologicamente, e é normal que ao fim de alguns meses o seu rendimento não seja o mesmo.

Cursos de Formação com Desconto →

As pausas não servem apenas para descansar ou descontrair. Você inevitavelmente não vai conseguir deixar de pensar no trabalho durante as pausas, mas poderá planear e delegar tarefas enquanto descansa pelo menos o corpo. Mas mesmo assim você deixará por breves instantes o seu posto, poderá confraternizar com outros colegas, definir estratégias de produção, olhar por breves instantes para o horizonte e ganhar forças para mais umas horas intensas de trabalho.

Qualquer pausa que tenha deve servir para tirar o máximo partido delas, por isso tome nota de algumas dicas.

Saia do seu posto de trabalho

É primordial sair do posto de trabalho sempre que tenha uma pausa. O nosso corpo não deve estar sujeito à mesma posição física durante largas horas, e isso implica não estar sempre sentado ou sempre em pé. O seu corpo necessita de outra posição que uma pausa seguramente lhe proporciona.

Coma qualquer coisa

Não tente ser diferente dos outros neste aspeto. É importante ingerir alimentos para que consiga render melhor e concentrar-se nas suas funções.

Utilize a pausa para confraternizar

As relações são do melhor que levamos da vida e é importante estabelecer essas relações e confraternizar nos pequenos momentos que temos no trabalho. Se por ventura entrou algum colega novo, tente aproximar-se deste e ajude na sua integração da melhor maneira possível.

Não se atrase para as pausas ou para voltar ao trabalho

É importante respeitar os horários da empresa mas também os seus. Sempre que puder, pare imediatamente o seu trabalho para fazer a pausa estabelecida e recomece depois dentro do horário programado. Se você não conseguir acertar com os horários dificilmente conseguirá ter pausas com descanso, ou seja, verdadeiras pausas.

Evite o telemóvel ou os computador durante as pausas

Se trabalha em frente a uma computador o dia todo é importante fazer pausas para descansar a vista mas também a cabeça e o corpo que nunca mudam de posição. Por outro lado também deve sempre que possível afastar-se do telemóvel. A pausa não deve servir para fazer chamadas ou jogar, apenas em último caso se precisar de telefonar a alguém.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.